Especial ovo: branco ou marrom? E como saber se está bom

Especial ovo: branco ou marrom? E como saber se está bom
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 28 de junho de 2016


Na hora de escolher os ovos, a cor da casca importa? Não. Do ponto de vista nutricional, não há diferença entre os ovos brancos ou marrons (também chamados de vermelhos). O que determina a cor das cascas é a raça das galinhas. Em geral, as aves de plumagem branca colocam ovos brancos, e as avermelhadas ou amarronzadas põem ovos nesses tons.

A cor da casca do ovo, portanto, não tem nada a ver com o que a galinha come. Como falamos no post de ontem, a alimentação delas interfere na cor e na qualidade da gema.

Os ovos são ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais. A gema tem vitaminas A, D e E, que são facilmente absorvidas pelo organismo, enquanto a clara concentra vitaminas do complexo B e minerais como fósforo e selênio.

A informação mais importante na hora de usar os ovos? Saber se estão frescos. Há dois truques: sacudir o ovo (se o interior do ovo mexer, ele é velho) ou colocá-lo numa vasilha com água (se boiar, pode jogar fora porque não está mais fresco).

Os ovos devem ser guardados na geladeira (nunca na porta!) e lavados somente antes de utilizar. Comece qualquer receita retirando os ovos da geladeira, para evitar o choque térmico na hora da preparação.

E uma dica de ouro: quebre um ovo de cada vez em uma tigelinha separada. Porque se um estiver estragado, você não perde toda a receita.

Na panela
Falando em receita, que tal fazer o ovo cozido perfeito? Coloque os ovos na panela e cubra com água fria (para evitar que eles rachem). Assim que a água começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por nove minutos para obter uma gema firme e úmida. Quanto mais tempo o ovo cozinhar, mais dura fica a gema.

Retire os ovos da panela e coloque numa vasilha com água gelada para interromper o cozimento. Para descascar, role-os sobre a pia ou uma mesa, pressionando levemente com a palma da mão até a casca ficar toda rachada. Retire as casquinhas quebradas com cuidado. Fazer esse processo embaixo da torneira torna o trabalho mais fácil.

Para variar os sabores, experimente os devilled eggs, temperados com maionese, mostarda, vinagre e páprica, ou o abacabacon, sanduíche que combina os ovos cozidos com bacon e abacate.

Se quiser um ovo quente, cozinhe apenas por cerca de quatro minutos. O resultado vai ser uma gema cremosa e uma clara mais mole.

Quer saber se vale a pena comprar ovos enriquecidos? Amanhã a gente te conta.