Especial ovo: o que é caipira, de granja e orgânico

Especial ovo: o que é caipira, de granja e orgânico
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 27 de junho de 2016


Eles já foram usados pelas avós para abrir apetite de muita criança e depois viraram vilões da alimentação saudável, acusados de aumentar o colesterol. Vamos dar a real, como fazemos sempre aqui: ovo é comida de verdade. Mas é sempre bom saber direitinho o que você está comendo e aprender o melhor jeito de preparar a comida.

Esse vai ser o assunto desta semana. A ideia é chegar à sexta-feira sabendo o que importa sobre os ovos e as técnicas para fazer o frito perfeito, o mexido perfeito, o pochê perfeito e mais um monte de outras dicas.

Começando pelas dúvidas na hora de comprar: orgânico, caipira ou de granja?

Os ovos chamados de granja são produzidos em escala industrial. Para explorar ao máximo o potencial fisiológico das galinhas, elas são criadas em gaiolas e passam pelo processo de debicagem (o bico é cortado para evitar que escolham a ração e que biquem os próprios ovos).

Na produção orgânica, as galinhas vivem fora de gaiolas e comem alimentação variada sem nenhum tipo de agrotóxico ou fertilizante químico. Os ovos são um pouco menores (cerca de 30%) e têm casca mais grossa e gema mais escura.

Os ovos caipiras provêm de galinhas também criadas fora de gaiolas, que costumam comer ração de origem vegetal (não necessariamente orgânica) e que não recebem medicamentos para acelerar seu crescimento. Esses ovos costumam deixar as preparações mais amareladas.

Escolhido o ovo, é hora de usá-lo.

Quer fazer o ovo frito perfeito?
Quebre o ovo em uma tigelinha, com cuidado para não furar a gema. Regue uma frigideira antiaderente com azeite, manteiga ou óleo e leve ao fogo baixo. Transfira com cuidado o ovo para a frigideira e use uma colher para ir lançando a gordura por cima da clara. Para quem prefere a gema dura, a dica é tampar a frigideira durante o processo.

Veja aqui o passo o passo do ovo frito.

E quer um par perfeito para esse ovo frito? Essa é fácil: espinafre. Eles fazem dupla imbatível nos ovos à fiorentina.

Amanhã o assunto é a cor do ovo!