Por que trocar a margarina por manteiga

Por que trocar a margarina por manteiga
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 14 de agosto de 2017


Café da manhã é campo minado: tem um monte de imitação de comida tentando passar por comida de verdade. A gente não vai dizer aqui para você acordar mais cedo para assar um pão – uma alimentação saudável de verdade não precisa tomar mais tempo. O lance é saber separar imitação de comida de comida de verdade. Um bom exemplo é trocar a margarina por manteiga. Pronto, o café da manhã já ficou mais saudável.


Margarina

É produto ultraprocessado. É composta por óleos vegetais submetidos a um processo de hidrogenação (para serem transformados de líquidos em sólidos). A pasta que resulta desse processo recebe então os chamados aditivos cosméticos, uma maquiagem pesada, para ficar com cor, cheiro e sabor de manteiga.


Manteiga

É comida de verdade. É a nata do leite batida até que a gordura separe do líquido (o chamado leitelho).


Na prática

Espalhe. A margarina, gelada, espalha mais fácil no pão. Para resolver essa questão, você pode comprar manteiga de tablete e cortar um quadradinho e deixar à temperatura ambiente, em uma pequena mantegueira. Se estiver muito calor, pode guardar na geladeira. Só precisa lembrar de tirar um pouco antes de comer.

Faça em casa. Dá para fazer manteiga em casa. É só bater o creme de leite na batedeira.

Como fazer manteiga em casa

Como escolher creme de leite

Receitas. Em preparações culinárias, vale a mesma regra. Vá de manteiga, não use margarina.