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Princípios da alimentação saudável

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Quem bate cartão por aqui já sabe que o lugar certeiro para você encontrar uma alimentação saudável é na cozinha da sua casa. Cozinhar suas próprias refeições é o ponto de partida.


O segundo ponto é: e o que você vai cozinhar? A resposta: comida de verdade. Ou seja, refeições baseadas em alimentos in natura e minimamente processados e que elimina os alimentos ultraprocessados. Essas refeições são compostas também por alimentos processados (pão, queijo) e ingredientes culinários (azeite, manteiga, vinagre).


Entenda a classificação por grau de processamento


Mas alimentação saudável pode ir além. Ela tem a ver com onde você come, como você come, como prepara os alimentos. Os princípios da alimentação saudável não devem ser vistos como fatores complicadores. Eles são exatamente o contrário: servem para ajudar você a pensar essa alimentação e torná-la parte da rotina.


Leia sobre os princípios da alimentação saudável


Variação: comer de tudo é a melhor maneira de garantir que seu corpo receba todos os nutrientes de que precisa.
Divisão de tarefas: alimentação é assunto da casa. Se cada um faz uma etapa, ninguém fica sobrecarregado – e fica mais fácil fugir do apelo da comida pronta.
Compartilhar as refeições: é na mesa, com todos reunidos, que criamos laços, trocamos ideia e damos importância à alimentação.
Comer com atenção: sem distrações, percebemos melhor o alimento e ficamos com mais vontade de cozinhar essa comida gostosa. Assim o ciclo se completa.