Lancheira caprichada

Lancheira caprichada
Compartilhe

Por Redação Panelinha - 23 de fevereiro de 2024


Conversar com as crianças sobre a lancheira e deixar que elas escolham o que vai ser o lanche do dia, entre as opções disponíveis, é um jeito de mostrar a elas que alimentação é um assunto da casa toda.

Dependendo da idade da criança, é legal que ela participe de parte da produção dos lanches e da arrumação da lancheira.

Quando tiver mais tempo, capriche nas receitas que vai mandar pro seu filho. Quer ideias? O pão de queijo de liquidificador é uma opção superprática. Em 10 minutos você prepara a massa, depois o trabalho e o tempo são do forno. Dá pra preparar no dia anterior ou mesmo na manhã antes da escola.

A torta rústica de frutas também é uma opção saudável e que faz sucesso. Vale fazer um pouco de massa a mais e deixar guardada na geladeira, embalada em filme plástico. Na hora de arrumar a lancheira, é só abrir a massa em um disco de tamanho individual, preparar as frutas, montar o recheio e levar ao forno.

A piadina é outra ideia: um pão que é assado na frigideira. A massa pode ser preparada com antecedência e congelada em bolinhas. Quando quiser mandar esse sanduíche esperto, é só tirar a massa do congelador um dia antes, abrir com o rolo de macarrão (olha a tarefa divertida para a criançada), e assar. Na hora de montar, capriche nos recheios: ricota, tomate, picles, salada, queijo… Use a criatividade – e peça a opinião dos pequenos.

Muffins também fazem sucesso entre a criançada. Você pode variar entre a versão salagada, de espinafre com queijo, e a doce, de banana.

Cheque se a lancheira está em dia

Além das receitas, é importante também dar uma geral na lancheira da criançada.

O primeiro passo é conferir os utensílios. A lancheira precisa ser térmica e estar em bom estado. Riscos e rasgos podem virar foco de contaminação por restos de alimentos ou líquidos escorridos.

O mesmo vale para os potes. Se forem plásticos, devem ser trocados de tempos em tempos, já que o plástico absorve cheiro. Os potinhos também não podem ter riscos para evitar proliferação de bactérias. Confira e, se for o caso, renove o arsenal.

Copos e garrafinhas sofrem do mesmo problema dos potes plásticos: absorvem cheiros. Por isso, eles devem ser sempre bem lavados e substituídos com frequência.