Ceviche aperitivo

Ceviche aperitivo
Compartilhe

Por Pitadas - 21 de maio de 2014


Peixe cru não poderia faltar nesta semana do Peixe! Mas o caso não é de comida japonesa, e sim de peruana. O ceviche é um prato muito tradicional no Peru – ganhou até dia especial. Para os peruanos, o 28 de junho é o Dia do Ceviche.

O tradicional é feito com peixe cru marinado no suco de limão, cebola e pimenta. Como já se espalhou por diversos países, inclusive no Brasil, recebeu diversas versões. Uma característica não muda: é necessário redobrar cuidados no momento da compra, da higienização e do preparo do peixe, que é servido cru.

O preparo do ceviche deve ser próximo ao momento do consumo e sempre com peixe fresco. Nem pense em fazer e deixar para o dia seguinte. Mas não se preocupe, vai acabar rapidinho, porque esta é daquelas receitas simples, que ficam incríveis.

Pitada de charme: fica lindo servido em porções individuais – valem tacinhas, copinhos ou tigelinhas coloridas. Ainda melhor se forem em tom de azul, da cor do mar.

Ceviche
Serve 4 pessoas
Tempo de preparo: 15 minutos + 40 minutos para marinar

Ingredientes
400 g de filé de Saint Peter (tilápia)
1 cebola roxa fatiada em meia lua
¼ de xícara (chá) de azeite
¼ de xícara (chá) de folhas de coentro picado fino
1 pimenta dedo-de-moça pequena
1 laranja pera
½ limão siciliano
1 limão tahiti
sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo
1. Sobre uma tábua, corte o topo da pimenta dedo-de-moça e, com uma faquinha de legumes, raspe e descarte as sementes. Fatie fino e transfira para uma tigela grande.

2. Corte os filés de peixe em tiras e as tiras, em cubos. Transfira para a tigela com a pimenta, regue com azeite e junte o coentro picado. Tempere com sal e misture bem. Cubra com filme e leve à geladeira por 30 minutos.

3. Apoie uma peneira sobre a tigela do peixe e esprema o caldo dos limões e da laranja. Misture delicadamente e prove o tempero (se necessário, tempere com mais sal e pimenta-do-reino). Cubra novamente com filme e leve à geladeira por mais 10 minutos antes de servir.

Veja mais posts da semana do Peixe:
Macarrão com sardinha e limão

Mesa azul para servir peixe

Brandade de sardinha

Recheie a cristaleira de itens azuis

Foto: Ricardo Toscani