Legumes grelhados e assados: acompanhamento fiel!

Legumes grelhados e assados: acompanhamento fiel!
Compartilhe

Por Pitadas - 29 de setembro de 2015


Semana dos legumes por aqui. Não, não, não! Não desista, caro leitor! Se você não gosta de legumes, aí mesmo é que tem que ler este post. A gente tem não um, mas dois argumentos pra convencer qualquer marmanjão de que comer legumes não é assim tão ruim. Pelo contrário. E não é questão de saúde (porque essa nem precisa comentar). É sabor, mesmo. Os legumes assados e grelhados são a melhor invenção do homem na cozinha. Pelo menos na categoria acompanhamentos. Duvida?

Leia o primeiro post da Semana dos Legumes: Esconda legumes no macarrão!

O segredo é deixá-los crocantes, com uma casca meio queimadinha, sabe? Ficam parecendo snack – e não apenas um prato saudável que você simplesmente precisa comer. Pra isso, eles precisam ser corretamente grelhados – ou assados.

No fogão
Na frigideira, a técnica é a mesma para grelhar bife: panela bem-bem quente, fio generoso de azeite (sem ser o extra-virgem, que não é indicado para cozinhar, apenas para finalizar), legumes espaçados (senão eles se amontoam e cozinham no próprio vapor), deixar grelhar até que se soltem sozinhos do fundo (vai ficar queimadinho, e isso é totalmente ok!) e só então virar. E aí vem uma pitada: faça tudo isso usando uma pinça, nunca um garfo. Sabe por quê? Quando o alimento é furado, seus sucos naturais trocam de lugar: em vez de manterem os legumes suculentos, vão para a frigideira e deixam os pedaços ressecados… Não é o caso. Tem mais pitada, e de economia doméstica: aproveite o tempo na frente do fogão para fazer um pouco a mais, pois esses legumes duram até três dias na geladeira.

No forno
Quando corretamente assados, os legumes ficam praticamente irresistíveis. Só de olhar estes legumes vermelhos assados você há de concordar. A técnica manda besuntar cada pedaço com azeite (para que cozinhem por igual) e deixar espaço entre eles na assadeira (assim o ar circula sem impedimentos para formar a casquinha (croc!); e o calor se encarrega de providenciar o douradinho). Sal e pimenta-do-reino moídos na hora dão aquele up no preparo, e uma erva bem escolhida faz toda a diferença. Quem já comeu a batata rústica assada com ervas sabe que a gente tá falando a verdade.

Berinjela, abóbora, vagem, aspargos, cebola, abobrinha, pimentão, jiló… É só escolher o legume mais bonito da bancada e invistir nessas duas técnicas de cozimento, que garantem um acompanhamento supersaboroso para o dia a dia, ou mesmo para incrementar um risoto em dia de receber (olha este risoto de abóbora e sálvia, que sucesso).

E aí, convencido?

Fotos: Gilberto Oliveira Jr. / Editora Panelinha