Massa fresca: corte em diferentes formatos

Massa fresca: corte em diferentes formatos
Compartilhe

Por Pitadas - 17 de fevereiro de 2016


Massa preparada, descansada, aberta… É hora de cortar os fios de macarrão. (Para recuperar todos os passos, veja os posts anteriores ao final deste texto). A gente foi de talharim, aquela massa achatada, maior que o fettuccine e menor que o pappardelle. Ah, sim, claro: você pode escolher o formato de massa longa que quiser. Pode inclusive fazer uma lasanha, basta esticar a massa na assadeira e cortar do justo tamanho. Pode também fazer massa recheada, como ravioli. Sai uma gravatinha? Sai!



É claro que os utensílios de corte ajudam, e muito, a deixar os fios mais uniformes. Carretilhas, fôrmas e máquinas de abrir e cortar não faltam no mercado, mas o nosso especial é dedicado a quem vai entrar no mundo da massa agora, por isso a ideia é, justamente, não investir em utensílios específicos. O único que você deve ter em mãos para fazer o corte é a faca.



Passe a faca
Para cortar fios de macarrão com faca o segredo é dobrar a massa começando pelo lado menor, uma camada sobre a outra, até o fim, de modo que, ao fatiar, você obtenha fios longos, que devem ser esticados sobre uma assadeira polvilhada de farinha de trigo, assim eles não grudam um no outro. Pronto! Se você tiver se adiantado e deixado a água fervendo, já pode cozinhar seu mais novo macarrão caseiro. Sucesso!



Especial ‘Massa fresca caseira’:
As vantagens de preparar um macarrão caseiro
Prepare e abra a massa: a receita da massa caseira

Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani