O vinho que mais combina com fondue de queijo

O vinho que mais combina com fondue de queijo
Compartilhe

Por Pitadas - 08 de junho de 2016


Sim, nós sabemos que o friozinho faz a mão agarrar automaticamente a garrafa de vinho tinto na prateleira. Mas temos uma sugestão: dê uma chance aos brancos.

Leia: Está aberta a temporada da fondue de queijo
Leia: Aprenda a escolher queijos para fazer fondue
Leia: O pão ideal para acompanhar a fondue de queijo


Estranhou? Pense bem: na receita da fondue vai vinho branco, o equivalente a uma taça. Ou seja, você já vai ter uma garrafa de vinho branco aberta e quase cheia. A outra coisa é que os vinhos brancos tendem a combinar melhor com queijo, mesmo que a fama seja toda dos tintos.

Existe uma regra bem simples para combinar vinho e comida: se o vinho é ingrediente da receita, ele vai combinar com o prato. (Segunda regra, derivada dessa: capriche no vinho. Vinho de má qualidade não combina com nada e ainda por cima estraga a comida).

Ah, mas eu quero comer fondue com vinho tinto. Ok, teimosia, sem problemas. Nesse caso, melhor deixar de lado as garrafas de malbec ou cabernet sauvignon e escolher pinot noir ou merlot, que são menos potentes e têm mais chance de combinar com a fondue.

Agora, se quiser uma combinação certeira mesmo, vá de branco. Pode ser um chardonnay, que é bem fácil de achar e que tem bons representantes a preços razoáveis.

Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani