#PanelinhaDiaDasMaes: torta de limão com merengue

#PanelinhaDiaDasMaes: torta de limão com merengue
Compartilhe

Por Pitadas - 25 de abril de 2016


Torta de limão é uma questão. Questão de gostosura grave, gravíssima. Receita inédita no site, desenvolvida para o especial de tortas decoradas para o #PanelinhaDiaDasMaes, o preparo é uma das opções para a hora da sobremesa no almoço do domingo.

O creme de limão-siciliano é intenso, bem azedinho – leva gema de ovo (precisamente oito gemas), por isso fica ainda mais saboroso, e bem amarelo. A cobertura de merengue, doce-doce, ganha tratamento de festa: é queimada no maçarico e ainda ganha rodelas de limão dourados na manteiga. Opa, não tem maçarico? Pitada que é truque do bom: se você tem forno com grill, coloque a torta montada, já com merengue, no grill: tem que queimar apenas o merengue, sem amolecer o recheio (quanto mais você conhecer o forno, menor a chance de dar errado). Não tem grill? Sirva o merengue branco mesmo – o queimadinho é só uma firula.

Veja aqui a receita da torta de limão com merengue.

A massa desta torta é crocante, fininha, delicada, e é assada antes de receber o recheio (você pode preparar e assar até cinco dias antes da montagem, caso queira fazer tudo em etapas – guarde bem embalado em filme, fora da geladeira, para que ela se conserve crocante). Tem pitada para acertar no jeito de abrir a massa: o açúcar deixa a mistura mais frágil, e isso pode atrapalhar na hora de abrir com rolo. O jeito é ir polvilhando com farinha de trigo a bancada e a própria massa à medida que vai abrindo. Se ainda assim continuar rachando, use o truque do saquinho de congelar alimentos: corte as laterais de dois deles e faça um sanduíche de plástico-massa-plástico. Passe o rolo por cima do plástico, assim o material “segura” as rachaduras da massa; fica bem mais fácil.

Lá vem mais pitada: o recheio também pode ser feito até três dias antes da montagem, e conservado separadamente na geladeira, em pote bem fechado. Mas a torta tem que ser montada e consumida no mesmo dia, pois o recheio amolece a massa, e o merengue perde um pouco a textura.

Veja uma animação de como montar e decorar a torta:


Leia no Blog da Rita:
Dia das Mães: dia de cozinhar juntos
Cardápios para tortas salgadas do especial #PanelinhaDiaDasMaes


Foto: Fotos: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.