#PanelinhaDiaDasMaes: dia de cozinhar junto

#PanelinhaDiaDasMaes: dia de cozinhar junto
Compartilhe

Por Rita Lobo - 08 de abril de 2016


Cozinhar é tão bom, né? Cozinhar em família é mais gostoso ainda – mas tem ficado cada vez mais mais raro. É por isso que, neste Dia das Mães, o Panelinha faz um convite especial: cozinhar em família.

A peça central é uma torta. Uma não, várias. A gente testou 10 receitas e criou um cardápio especial para cada. Em comum, todas elas têm o delicioso sabor da troca de experiências, de passar pra frente conhecimentos culinários ou, quem sabe até, de aprender junto.

A massa é trabalho de um, o recheio é mérito de outro; o fechamento, ou a decoração da torta, tão bem cuidada, fica com um terceiro par de mãos – dividindo as tarefas, fica tudo leve e divertido, você vai ver. Para as mães que não têm muitas habilidades na cozinha, a data é uma oportunidade de aprender junto com os filhos. Todos vão pra cozinha!




Muito além da receita
O que está por trás dessa atividade conjunta é mais do que um preparo para comemorar uma data festiva. É também retomar um hábito que foi se perdendo, por volta ali do fim dos anos 70, por uma série de fatores – uma enxurrada de comida preparada na fábrica (ouvi molho de tomate pronto?), e pressa, muita pressa. Um sonoro tapa na cara da transmissão de conhecimento culinário!

Resultado: gerações que não sabem cozinhar. Por sorte, muita gente já sacou que aprender a cozinhar é essencial para uma vida plena. É libertador! Você não depende de ninguém para preparar o seu jantar. E também não depende de comida ultraprocessada, temperada na fábrica, repleta de conservantes e ingredientes que a gente não sabe nem falar o nome, todos sintéticos.

A cozinha é um lugar tão generoso que, para aprender a cozinhar, é só começar. Claro que você precisa investir um tempinho com a mão na massa, e também pesquisando, planejando, comprando, armazenando. Além de um prato saboroso, você ganha uma alimentação saudável (de verdade)!

Veja aqui minhas sugestões de cardápios para as tortas salgadas e para tortas doces.

A torta
A princípio, o preparo parece simples demais para um almoço de Dia das Mães. Mas além de ser simbolicamente especial (já que terá sido feita a muitas mãos), a gente também vai te mostrar muitas ideias de decoração – ou acabamento da torta.

No canal Panelinha no Youtube você vai ver três vídeos com passo a passo das decorações. Inscreva-se djá pra não perder nenhuma das postagens!

Mas é que…
É, e pode ser que você goste da ideia, mas não queira alterar o cardápio tradicional do Dia das Mães, como acontece em algumas casas. Ai de mim querer mexer neles! Mas quem sabe não tem lugar nessa mesa para uma torta doce na hora da sobremesa? Ou o contrário, se você não abre mão do seu tiramisu, pode querer incluir uma deliciosa torta de queijo com cebola entre as opções de salgados.

Veja abaixo as dez receitas de torta. Sete delas são inéditas. Entre opções salgadas e doces, há oportunidades saborosas para fazer todo mundo aprender a cozinhar – passo definitivo para adquirir (e garantir) uma alimentação saudável, com comida de verdade. E, pieguice à parte, bastante afeto. <3

Tortas para reunir a família na cozinha no Dia das Mães
Torta de palmito fresco (inédita!)
Torta de carne com cerveja (inédita!)
Torta de queijo com cebola caramelizada (inédita!)
Torta de frango
Torta de ricota com espinafre
Crostata de goiabada (inédita!)
Torta de limão com merengue (inédita!)
Torta de caqui com creme de limão (inédita!) – e também tem versão tartelette
Torta de banana (inédita!)
Torta de maçã-verde

No dia 15, você confere aqui um cardápio para cada uma das receitas de torta salgada. E no dia 29, tem sugestão para cada uma das tortas de sobremesa.

Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani