Seleta de legumes com maionese

Seleta de legumes com maionese
Compartilhe

Por Pitadas - 14 de dezembro de 2016


Se a gente pudesse pedir um presente de Natal, seria que neste ano ninguém abrisse a lata de seleta e servisse com umas colheradas de maionese industrializada. Sim, porque a salada de batata com maionese – ou salada russa – é um clássico da ceia de Natal. Você conhece o pessoal do Pitadas... Além de bater na tecla da alimentação saudável, a gente adora dar um trato nos clássicos. E assim foi com a tal da salada de maionese da ceia.

Receita inédita no site, a Salada de legumes com maionese caseira é igual, mas diferente. Os legumes – batata, cenoura e vagem – são branqueados.

O painel de Natal do Panelinha no Pinterest é superinspirador!

A técnica você aprendeu no livro Cozinha Prática, da Rita Lobo. Os legumes mergulham numa panela de água fervente e ali ficam uns minutinhos de nada. Escorridos, mergulham então numa tigela com água gelada e gelo. Motivo: cessar o cozimento. Resultado: legumes cozidos em ponto crocante e com cor vibrante. Opa, mas confie no seu dente: prove e verifique a crocância. Eles não devem ficar pastosos demais, mas também não devem estar crus.

Pitada: para que todos os pedaços cozinhem igualmente, corte tudo uniformemente. É por isso que, na receita, os passos que mostram o corte são tão específicos. Pitada 2: é possível fazer o branqueamento dos legumes no dia anterior e a maionese no dia da ceia. Pitada 3: a salsinha vai em talinhos na hora de servir, para dar ao preparo uma cara diferente e bonitona.

Ah, importante: a gente só usa maionese caseira. Não tema: a técnica do mixer é infalível (veja na receita da seleta).

Veja também: Rita Lobo sugere cardápios para ceias de Natal com 2 a 50 pessoas.

Foto: Editora Panelinha por Ricardo Toscani