#NatalPanelinha2016: cardápios, receitas e mesas

#NatalPanelinha2016: cardápios, receitas e mesas
Compartilhe

Por Rita Lobo - 25 de novembro de 2016


Quem é freguês fiel do Panelinha já sabe: nosso Natal começa cedo, logo quando novembro entra em cena. Assim você consegue se planejar. Enquanto acompanha os posts do #BlogPitadas, vai pensando na lista de convidados; contando de quantas louças, copos e talheres vai precisar; monta o cardápio; lista as ideias de decoração que a gente vai sugerindo ao longo do mês; faz a lista de compras e também uma checklist para que tudo dê certo, sem obstáculos. Planejamento é a melhor saída para que a ceia saia nos trinques. Ah, e divisão de tarefas também.


Neste ano, o verde e o branco são as cores que marcam nosso especial. As mesas são clássicas e as cores combinam fácil, mas sem caretice. Tem uma pitada de esperteza aqui e ali. A ideia do momento é recolher da cozinha utensílios que fazem bonito na decoração, como as forminhas de tartelete que viram porta-velas, ou o cortador de biscoito em forma de pinheiro, que faz as vezes de bola de Natal. Ah, as ervas frescas, verdíssimas, também são nossas aliadas: entram na decoração para enfeitar e perfumar.

A cozinha invade o #NatalPanelinha2016 para ajudar a espalhar a ideia em que a gente mais acredita por aqui: cozinhar a própria comida é essencial para se alimentar de maneira saudável. Saudável de verdade.


Guarde este post bem perto: aqui você vai encontrar sugestões de cardápios para tamanhos diferentes de ceia. Tem para duas, quatro, doze, vinte e cinquenta pessoas. Sugerir cardápio é desafiador, já que você pode não gostar de um ou outro ingrediente da receita. Procure substitutos nos outros blocos de cardápio. Por exemplo: se você não curte arroz com queijo de coalho (sugestão do cardápio para 50 pessoas), tente o arroz com amêndoas ou o arroz com passas que aparecem nas outras ceias.

Ah, e tem a questão do peru de Natal, né? Há alguns anos a ave vem obrigatoriamente hipertemperada já de fábrica. Para o meu gosto, ou melhor, para o meu paladar, não dá – escrevi sobre o assunto ainda em 2015. A mistura de conservantes, saborizantes e demais aditivos, estraga o sabor do prato que deveria ser o astro da ceia. Mas tem quem não abra mão, claro. Por isso ele aparece a partir da ceia para 20 pessoas.



Ceia para 2
Opa, acabou de se casar. Quer curtir o Natal a dois, estrear todas as louças novas, só love. Temos sugestões! Os petiscos ganham mais atenção, assim o papo rende, a música e os drinques também. Já a ceia é sucinta, elegante, para ninguém passar muito tempo na cozinha – a gente acha que vocês têm que passar mais tempo na mesa mesmo. Ah, a sobremesa vale para o café da manhã do dia seguinte.

Entrada/Salada
Pasta de ervilha fresca com abacate
Crudité de legumes
Castanhas carameladas com cominho, canela e limão

Principal
Tender com molho de abacaxi

Acompanhamento
Farofa de biju com castanha-do-pará

Sobremesa
Rabanada de pão de fôrma caseiro com licor de avelã (receita inédita!)




Ceia para 4
Uma ceia entre amigos? Uma família pequena? É a ceia de Natal dos tempos modernos e por isso tudo nela é diferentex. Cardápio mais ousado, mas com toques clássicos. Ah, e sofisticado.

Entrada/Salada
Salpicão de frango revisitado

Principal
Cordeiro com molho de ervas (receita inédita!)

Acompanhamento
batata bolinha ao murro com sálvia (receita inédita!)
Arroz com amêndoas (receita inédita!)

Sobremesa
Torta de figo (receita inédita!)



Ceia para 12
Alguém aí falou em clássicos? A gente deu uma levantada na maionese de legumes (com maionese caseira e legumes branqueados, a danada ficou chique que só ela) e montou um cardápio com ares clássicos para a ceia da família grande.

Entrada/Salada
Salada de legumes com maionese caseira (receita inédita!)

Salada de verdes com vinagrete de romã

Principal
Bacalhau à lagareiro
Tender com molho de mel e laranja

Acompanhamento
Farofa de banana-passa e castanha-de-caju
Arroz de brócolis com alho dourado

Sobremesa
Brigadeirão
Bolo gelado de abacaxi




Ceia para 20
Tem opção para todo mundo, mas não é um cardápio tipo deu-a-louca-no-anfitrião, não. Nove pratos e você tem uma ceia saborosa, chiquezinha – vai fazer bonito. Tem torta de bacalhau, tem o clássico salpicão, uma bazargan que é sucesso sempre, um clássico peru, chutney de manga...

Entrada/Salada
Bazargan
Salpicão com frango defumado

Principal
Peru de Natal completo
receita de torta de bacalhau (receita inédita!)

Acompanhamento
Arroz com passas (receita inédita!)
Farofa de castanhas portuguesas
Chutney de manga


Sobremesa
Pudim de rabanada com peras carameladas
Bolo de Natal




Ceia para 50
Atenção para todos os ensinamentos das aulas de matemática. Você vai ter que multiplicar algumas receitas – a salada de salsão com batata tem que ser multiplicada por três. E sem complicação para os principais: o peru vai no forno, o pernil vai no fogão e o tender é frio, assim não congestiona a cozinha. Ah, divida tarefas para dar conta de tudo.

Entrada/Salada
Cuscuz paulista de legumes
Salada de bacalhau com feijão-fradinho e banana-da-terra
Salada de batata com salsão (prepare três receitas)

Principal
Peru assado com molho de tangerina e sálvia
Pernil com molho de abacaxi e pimentão na pressão
Tender com frutas douradas e molho de romã

Acompanhamento
Farofa de biju com bacon e raspas de limão
Arroz natalino com queijo de coalho
Molho de maracujá para assados

Sobremesa
Torta de banana com nozes e especiarias (receita inédita!)
Panetone com frutas e sorvete
Sagu de vinho tinto com creme inglês


Fotos: Editora Panelinha por Ricardo Toscani