O dourado perfeito, sem queimaduras

O dourado perfeito, sem queimaduras
Compartilhe

Por Pitadas - 11 de setembro de 2017


O título do post parece propaganda de bronzeador! Mas você sabe, aqui o assunto é cozinha. Estamos falando de fritura.


Fritura não é o tipo de preparo que você faz enquanto dança na cozinha. Se a ideia é fritar por imersão, o óleo tem que estar quente e vai espirrar um pouco quando o ingrediente entrar na panela. Ou seja: é preciso prestar atenção no preparo.


Mas, calma, não precisa abolir a fritura do seu cardápio por medo de se queimar. Siga essas dicas, não vai ter erro.


- Os alimentos que vão para a frigideira devem ter tamanhos uniformes para que fritem por igual. Desse jeito você não acaba com uma batata queimada e outra crua por dentro.


- O cabo da panela com óleo quente deve sempre estar virado para o lado de dentro do fogão. Nesse caso, um esbarrão pode acabar em acidente grave.


- Nunca encha mais da metade de uma panela com óleo.


-Retire o excesso de gelo quando for fritar algo congelado. Água e óleo não se misturam, a reação é um monte de espirros que podem queimar.


- A cada leva de fritura o óleo fica mais frio. Antes de colocar a próxima, aumente o fogo e espere a temperatura subir um pouco.


- Truque antigo que continua dando certo: coloque um palito de fósforo dentro da panela. Quando acender, o óleo está quente, tire com uma escumadeira e pode começar a fritar.