Sopa enfeitada: crouton de quê?

Sopa enfeitada: crouton de quê?
Compartilhe

Por Pitadas - 26 de junho de 2017


Começa hoje uma sequência de posts aqui no Pitadas para vestir sua sopa com traje de gala. São toques de finalização, de acabamento, pitadas que deixam a sopa mais elegante, montada mesmo. Vale incrementar a textura, vale criar camadas extras de sabor. A ideia é deixar as sopas muito interessantes, tão interessantes que todo mundo vai ficar com saudade do inverno.

Agora, antes de enfeitar a sopa, dê uma paradinha logo ali no Blog da Rita. Ela escreveu um post fundamental para garantir que a sopa em si seja de verdade.

Blog da Rita: Sopas enfeitadas

De hoje até o meio de julho vai ter post todo dia com sugestões de como deixar a sopa mais interessante. Volte aqui todos os dias, vai valer a pena.

Para começar, vamos falar de pão. Essa dupla é garantia de inverno feliz. O pão pode vir ao lado da sopa, bem fresquinho, recém-assado. Ou pode ser gratinado dentro da panela, caso da clássica sopa de cebola.

Mas para criar textura crocante e um ponto extra de tempero, o pão vira crouton e a sopa ganha cróc. Bom, até aí, todo mundo sabe (e sabe que não vale a pena comprar crouton pronto, né? Afinal, além de tudo, o crouton ainda é uma ótima saída para o pão amanhecido).

Aqui no Panelinha tem receita certeira de crouton de frigideira – fica pronto em 10 minutos, as chances de queimar são menores e ainda tem dica esperta para armazenar e garantir diversas rodadas de sopa (e salada) crocante.

Agora vamos variar a forma do pão tostado na sopa? Uma fatia inteira, tostada, servida assim de lado, uma pegada “boina” (direto do guarda-roupa de inverno, vai), fica um charme.

Outra dica esperta: usar outros pães. O pão sírio cortado em triângulos fica lindo. E o pão folha tostado parece até chips.