Caldo feito em casa

Caldo feito em casa
Compartilhe

Por Rita Lobo - 12 de abril de 2010


Quem acompanha o blog sabe que eu não sou uma pessoa cheia de frescurite na cozinha. Aliás, muito pelo contrário; estou sempre atrás de receitinhas de preparo rápido, que levem poucos ingredientes. Eu fujo de comida pronta, industrializada e prefiro comer macarrão na manteiga a uma lasanha comprada congelada.

A questão é que o meu paladar é fresco. Ou melhor, ele se ressente com chocolate que não seja de ótima qualidade, quase sem açúcar, não toma sorvete se tiver gordura hidrogenada, implora por legumes e verduras frescas se ficar um ou dois dias em abstinência, e não toma sopa se farejar um cubinho ali. Ele detesta caldo e outros temperos industrializados. O que é que eu posso fazer?

Bom, posso fazer caldo em casa. E a boa notícia é que, além de ser a coisa mais gostosa do universo, não é difícil de fazer. Eu sei que para muita gente, só de falar caldo feito em casa, já assusta. Leva tempo, é verdade. Mas trabalhoso, não é.

No post dos top 10 do mês, mencionei uma receita de knaidlach, a clássica sopinha judaica de galinha. Estou viciada nela. E, para fazê-la, além das bolinhas de matzá, o caldo de galinha caseiro é essencial.

Na semana passada, em vez de usar carcaça de frango, ou um frango inteiro, como de costume, decidi preparar o caldo só com asinha. O motivo principal era não querer gastar R$ 15 num frango, que é o que custa o orgânico. E também estava com preguiça de ir comprar a carcaça, que não tem no mercado ao lado da minha casa.

Eu não sou muito de ficar insistindo para você fazer essa ou aquela receita. Indico aqui no blog o que gosto e incluo no site uma grande variedade para que cada um experimente o que quiser. Já o caldo, vou insistir. No mínimo, é um mimo para o seu paladar. E para a sua saúde também. No máximo, vai ser um novo hábito, e você vai me agradecer por isso!

Se você procurar por aí, vai encontrar muitas receitas de caldo, ou fundo, como também é chamado. Seja de legumes, de galinha, de carne ou de peixe, caldo serve para fazer sopas, molhos e eleva risotos a outra categoria. Você já deve ter visto receitas em que a carcaça precisa ser tostada no forno, os legumes também, mas, adivinhe, a minha versão é simplificada. O resultado é que dá para fazer em casa sem pestanejar.

No próximo fim de semana, vou fazer um panelão e congelar o caldo em saquinhos de meio litro cada. Sugiro que você faça a mesma coisa. Apenas uma observação, antes de entrarmos todos na cozinha. Não coloco sal no preparo do caldo porque ele fica mais versátil. Se for usar no risoto, por exemplo, e o caldo já estiver salgado, com a adição de outros ingredientes, como parmesão, provavelmente o resultado será um risoto muito salgado. Então, lembre-se de salgar o caldo, caso queira fazer o knaidlach, tá?

A receita do caldo de galinha está a seguir, e para quem ficou com vontade de fazer as bolinhas de matzá, também explico o passo-a-passo logo abaixo.

Caldo de galinha
Rende 1,5 litro

Ingredientes

1 carcaça de frango ou o frango inteiro ou ainda 2 k de asinha de frango
1 cebola grande
2 cenouras
2 dentes de alho
2 talos de salsão
1 folha de alho-poró (somente a parte verde)
2 folhas de louro
1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos
5 cravos-da-índia
3 l de água

Modo de Preparo

1. Descasque os dentes de alho e a cebola. Corte a cebola em 4 partes. Lave, descasque e corte as cenouras em rodelas. Lave os talos de salsão e corte em pedaços. Lave a folha de alho-poró.

2. Lave o frango, carcaça ou asinhas em água corrente e coloque numa panela bem grande. Junte todos os ingredientes e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe bem o fogo e tampe a panela. O fogo deve estar o mais baixo o possível.

3. Deixe cozinhar por 3 horas. Sim, é bastante tempo. Mas é o único trabalho. Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo.

4. Quando esfriar um pouco, passe por uma peneira fina para uma tigela. Descarte os legumes e o frango. Reserve o caldo.

5. À medida que o caldo for esfriando, a gordura vai se separando e subindo para a superfície; quando estiver frio, com uma colher, retire a gordura. Conserve o caldo na geladeira por até 3 dias ou congele.

Truque

Se for fazer o knaidlach, conserve a gordura extraída do caldo.

Para o knaidlach
Serve 4 pessoas

Ingredientes

½ xícara (chá) de farinha de matzá
1 ovo
¼ de xícara (chá) água quente
1 colher (sopa) de óleo ou gordura de galinha (extraída do caldo)
1 colher (sopa) de água com gás
sal a gosto

Modo de preparo

1. Numa tigela, coloque todos os ingredientes, na ordem descrita, e misture bem com uma colher.

2. Leve uma panela com água salgada, como se fosse para macarrão, ao fogo alto. Quando começar a ferver, faça bolinhas do tamanho de um brigadeiro pequeno e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.

3. Retire com uma escumadeira e distribua as bolinhas em 4 pratos, ou tigelinhas, ou coloque em uma sopeira. Cubra com caldo de galinha feito em casa fervendo e temperado com um pouco de sal. Sirva a seguir.