Banner do Blog

Chocolate quente com merengue

Imagem do post

Luciana Lobo é colunista convidada do Blog da Rita e assina semanalmente a coluna Só Chocolate. Aprenda a fazer hoje o chocolate quente com merengue, uma receita da infância da nossa chocolatière

Férias me remetem às viagens com a vovó Rita. Por isso o início de julho me fez lembrar do chocolate quente que ela fazia em Campos do Jordão para os netos. A Rita mencionou no programa Panelinha no Rádio, de que participei junto com ela, aí me empenhei em resgatar a tal receita e vou reproduzi-la aqui.


O chocolate quente é mais líquido e pouco doce, e a graça toda está no merengue que é colocado por cima – o suíço, em que as claras e o açúcar vão ao fogo até que o açúcar dissolva, e só então a mistura é batida. Este merengue deve ser usado logo que for preparado, para não desmontar. O mais legal é que ele fica bem firme, flutuando sobre o líquido. A gente ia misturando devagar com uma colher, uma perdição!

Usei o cacau em pó e, para dar um toque gourmet, coloquei no fundo da xícara chocolate amargo picado – pode ser o ao leite se quiser mais docinho. Voilà!

Chocolate quente da Vó Rita
Serve 4 pessoas
Tempo de preparo: 10 minutos + 7 minutos no fogo

Para o merengue suíço

Ingredientes
2 claras
4 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo
1. Numa panela, junte as claras e o açúcar e misture bem com uma colher. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre por 2 minutos.

2. Leve a mistura de clara e açúcar já aquecida para uma batedeira e bata em velocidade alta por 3 minutos. O merengue deve estar firme.

Para o chocolate quente

Ingredientes
4 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de cacau em pó
4 colheres (sopa) de chocolate amargo picado

Modo de preparo
1. Numa tigelinha junte o cacau em pó com 4 colheres (sopa) de leite e amasse bem até ficar liso e homogêneo. Se precisar, junte um pouquinho mais de leite.

2. Leve uma panela ao fogo médio e junte o restante do leite, o açúcar e a mistura de cacau. Com um batedor de arame, mexa bem para que tudo se dissolva. Assim que ferver, desligue o fogo.

3. Prepare 4 canecas, com 1 colher (sopa) de chocolate picado no fundo de cada uma.

4. Sirva o chocolate quente nas canecas e em seguida junte as colheradas de merengue, conforme a sua preferência.

5. Polvilhe com um pouquinho de cacau ou canela em pó se desejar.