Como levar ares mediterrâneos para a sua cozinha

Como levar ares mediterrâneos para a sua cozinha
Compartilhe

Por Rita Lobo - 24 de agosto de 2016


No episódio de estreia da sétima temporada do Cozinha Prática, que está no ar nesta semana no canal GNT, visitei a casa da Patrícia e do Carlos, que têm uma cozinha pequena, de estilo mediterrâneo, e cheia de soluções legais.

Saiba tudo sobre o episódio de estreia da temporada 7 do Cozinha Prática: a cozinha da Patrícia e do Carlos.

Estilo mediterrâneo é o que recria a paisagem das cidades gregas debruçadas no mar. Pense em casas bem brancas, de parede caiada, com linhas arredondadas, recortadas contra o céu e o mar bem azuis. Esse é o clima. É por isso que, quando se fala em estilo mediterrâneo, o primeiro traço a considerar é a combinação de branco e azul. O resultado é um ambiente com frescor praiano.

A gente ficou com vontade de criar um painel de inspiração para você aproveitar algumas ideias na sua cozinha. Quer ver um jeito simples? Pode apostar no azul em portas, janelas e paredes, ou num móvel bem marcante, como essa moldura de janela. Viu que o peitoril faz as vezes de uma prateleira?

Quem prefere agir com cautela pode criar pontos de cor com louças e copos ou mesmo transformando a bandeja em quadro. Madeira com acabamento rústico também ajuda a compor um ambiente com esse estilo. Ela pode aparecer na mesa, nas cadeiras ou em prateleiras.

Soluções para espaços pequenos
Se você tem pouco espaço na bancada, na mesa ou até no chão!, uma boa dica é explorar as paredes. O cesto pendurado acomoda frutas – e resolve a questão do “onde coloco a fruteira?”. De quebra, dica de estilo: pinte apenas uma faixa de azul na cadeira antiga para levantar o astral e trazer a brisa do mar para perto.

Espaço pequeno, despensa enxuta. Confere? Deixe tudo bem organizado, e à vista. Nos potes de temperos e mantimentos (recicle!), pinte uma faixa com tinta para lousa (também existem adesivos com o mesmo efeito) e escreva o nome do conteúdo com giz.

Foto: Editora Panelinha / Gilberto Oliveira Jr.