Cozinha Prática: 2 sanduíches + 2 drinques

Cozinha Prática: 2 sanduíches + 2 drinques
Compartilhe

Por Rita Lobo - 30 de maio de 2016


Vale avisar que o cardápio do dia é totalmente descontraído: vai ter sanduíche e drinque no último episódio da temporada, às 20h30 no canal GNT (calma que tem uma nova leva no forno!).

Sim, sanduíche também é jantar, e dos bons! Vamos preparar dois sandubas cheios de sabor, textura e cor. Tudo feito com comida de verdade. Um deles leva pasta de ovo, abacate cortado em leque, folhas de coentro e uma farofinha de bacon que é baba de preparar. As fatias vão no micro-ondas por cerca de 2 minutos num sanduíche de folhas de papel-toalha. Aí é só esperar esfriar e picar bem picadinho com a faca. Bacon é comida processada? É. Mas de vez em quando, pode. E pode chamar este sanduíche de abacabacon, vocês vão ficar íntimos, aposto!

Essa combinação de sabores pode parecer estranha para quem costuma comer abacate com açúcar. Mas é pura falta de hábito. Na Europa, em vários países da América Latina e também nos Estados Unidos, é muito comum comer abacate salgado. Pense em guacamole! Pense numa saladinha de camarão com avocado… Ah, sim, muita gente não sabe o que é avocado. É esse que usei para preparar o sanduba: é menor e mais cremoso que o nosso abacate. Pessoalmente, gosto mais porque além dessas características, não tem aquele amargo, sabe?

Assista à série Pitadas com o passo a passo de sanduíches imbatíveis!



Mais uma questão: ovo, bacon e abacate, não é muito pesado? Não vou mentir, levinho é que não é. Mas também é peso pesado no sabor, uma maravilha! E não é para todo dia. Estou em clima de comemoração, e fim da temporada! E me diverti taaaanto com ela.

O outro sanduba é montado no pão árabe e leva homus (aquela pastinha árabe de tahine + grão-de-bico), fatias finas de rabanete (ardidinho!) e picles caseiro de cenoura, beterraba e salsão. Tudo feito na hora. Surpreendente! Explico agora mesmo como essa mágica é possível: o grão-de-bico em lata é o ingrediente-curinga da receita. Batido com tahine, alho, limão e sal no mixer ou no liquidificador, vira homus a jato! O sanduíche ainda leva grão-de-bico assado (tirado da mesma lata usada no homus, porque economia doméstica é com a gente mesmo!). Com azeite, sal e páprica, eles saem do forno crocantes e dão textura e sabor extra ao sanduba, que é colorido e totalmente alto astral.

O picles que vou usar também é em versão express (e incrivelmente boa). Os legumes são cortados em palitos finos (pode ser na faca ou no mandolim) e ficam descansando numa mistura de azeite, limão, vinagre e mel. Hortelã e salsinha picados ajudam a deixar o preparo fresquinho. Essa curtida rápida, de apenas 10 minutos, basta para que eles dêem uma leve desmaiada, mas fiquem ainda crocantes – é o ponto perfeito.

Sacou que na lista de ingredientes tem legumes, grão-de-bico, ervas frescas, avocado, bacon, ovo… É ou não é comida de verdade? É claro que é.

Drinque acompanha?
Mas ô, se drinque acompanha! Tem pra turma da cerveja e pra turma do vinho. A michelada é uma cerveja temperada, ideia inspiradíssima dos mexicanos. No fundo do copo a gente coloca molho inglês, molho de pimenta, caldo de limão e gelo. Aí é só completar com cerveja gelada. Vai fazer em casa? Então olha essa gracinha: antes de fazer isso tudo, passe um limão na borda do copo e vire num prato com sal e pimenta-do-reino. Sabor extra em cada gole!

Já o porto e tônica é um jeito de deixar o vinho do Porto meio tsss, sabe? Borbulhante! (É dos drinques favoritos do meu pai. E eu também adoro.) No copo baixo vai gelo, uma casquinha de limão para perfumar, vinho do Porto e água tônica bem gelada. Você não sabe o que isso é bom!

Não sei você, mas eu realmente me diverti à beça neste Cozinha Prática. Em treze episódios, a gente viu juntos como é mais do que possível cozinhar depois do trabalho, preparar o jantar da família, do casal, ou mesmo o seu, se você mora sozinho. Um dos segredos é dar play nas suas músicas preferidas, que ajudam a soltar a franga na cozinha durante a preparação – e dançar como se ninguém estivesse olhando. O outro é lançar mão de ingredientes curinga. E ter na manga receitas práticas, rápidas e saborosas, que garantem preparações variadas e uma alimentação bem mais saudável. E aí, bem, vale até sanduíche...


As receitas do episódio
Sanduíche de abacate, bacon e ovo
Sanduíche de homus com picles de legumes caseiro
Porto e tônica
Michelada


As músicas do episódio
Start me up - Rolling Stones
Jump - Van Halen
Sweet child o’mine - Guns n’ Roses
Macarena - Los Del Rio – ah, não, essa eu não dancei, não! (Mas fique à vontade)


O look do episódio
Cardigã, Osklen. Top, Ricardo Almeida. Jeans, The Jeans Boutique. Cinto, Claudia Maresguia. Pulseiras, Divinissima Acessórios. Brincos, Hector Albertazzi. Oxford, My Shoes.


Fotos: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.