Cozinha Prática: peça ajuda aos utensílios

Cozinha Prática: peça ajuda aos utensílios
Compartilhe

Por Rita Lobo - 01 de fevereiro de 2016


Uma cozinha bem equipada influencia diretamente na forma como a gente prepara os alimentos e até como pensa o cardápio. É por isso que os utensílios são o tema do quinto episódio do programa, que vai ao ar na quinta-feira às 21h15 pelo canal GNT. Ao mergulhar nesse mundo de acessórios que facilitam a nossa vida, a gente dá o quinto passo em direção a uma cozinha mais prática e mais saudável, tema da temporada #CozinhaPraticaVerao.

Perdeu o terceiro episódio? Leia aqui sobre a dieta do prazer

Mas, e então, que utensílios a gente realmente precisa ter? Nem precisa dizer que faca e panela estão entre eles, né? No programa, vou entregar uma lista mais completa, explicando como escolher cada um. Antes, porém, revolvi visitar o colecionador Marcelo Lellis, que garimpa peças de cozinha há 20 anos. Ele tem cada coisa! Muitos dos itens eu conhecia, outros, nunca tinha visto. A coleção dele foi ficando tão grande que, no ano passado, virou uma loja, a Acervo Brutto (R. Simão Álvares, 482, Pinheiros, São Paulo).

Olhar para o passado, ver como o design e os materiais mudaram, e até conhecer itens que perderam sua função vai ajudar a gente a entender o que é, de verdade, indispensável hoje. Porque, vamos combinar, essa história de utensílios é meio faca de dois gumes: já reparou na quantidade de acessórios inusitados à venda no mercado? Você há de concordar comigo que alguns são totalmente dispensáveis! No entanto, alguns estão no meio do caminho e acabam entrando na nossa lista de desejos… Se você está montando ou renovando a cozinha, sugiro que assista com bloquinho e caneta na mão.

De volta à cozinha
Depois de ver tantas peças clássicas, supertrabalhadas, cheias de adornos, fiquei com vontade de preparar uma receita elegante à altura. Para mim, poucas cenas de refeição são tão glamourosas quanto a de uma mesa com uma sopeira. É isso: é sopa! Mas, sopa no verão, Rita? Sim, desde que gelada, claro. Aliás, geladas: vão ser duas sopas.

Então vamos preparar como antigamente uma vichyssoise, uma sopa geladíssima de batata, alho-poró, creme de leite e caldo de galinha. Ela foi criada num tempo em que o liquidificador ainda estava longe de existir, por isso inventei de deixá-lo de lado e pedi ajuda aos utensílios na hora de preparar.

Você leu caldo, mas é preciso avisar que este é o verdadeiro, feito com a galinha toda, muito saboroso e supernutritivo. O cozimento é bem lento, mas é fácil de preparar, e depois dá pra congelar em porções, olha que prático! E mais: sopa feita com caldo caseiro é outra coisa. Ele também é ingrediente da segunda sopa, de beterraba, servida igualmente fria. Mas o modo de preparo é outro: desta vez, pedi ajuda a uma centrífuga, que ajudou a extrair o caldo dos legumes – sai a jato! Ah, por essa você não esperava, hein?

As receitas deste espisódio
Vichyssoise

Sopa fria de beterraba a jato

O verdadeiro caldo de frango


O Cozinha Prática Verão vai ao ar pelo canal GNT às quintas às 21h15. Horários alternativos: segunda, às 18h45; terça, às 4h30; quarta, às 11h15; sábado, às 12h15 e 21h45, e domingo, 6h45 e 13h45.


Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani