Medidores-padrão

Medidores-padrão
Compartilhe

Por Rita Lobo - 13 de maio de 2012


As minhas leitoras aqui do Panelinha são danadas! Gostam de uma novidade. Foi só eu usar no programa as minhas xícaras medidoras de porcelana que os e-mails começaram a pipocar: “são lindas!”, “onde você comprou?”. Pois bem, como você sabe, o programa é gravado na minha casa. E os meus utensílios são garimpados em viagens, em ferinhas de antiguidade. E é o caso desses medidores-padrão da foto. Foram trazidos de Nova York, de uma daquelas minhas idas para pesquisar tendências, comprar produção para o Panelinha.

Seja qual for o material ou o formato dos medidores-padrão, xícaras e colheres, eles são indispensáveis na cozinha. Os de plástico são mais em conta, mas não são os melhores para líquidos quentes, por exemplo. Nesse caso, o ideal é usar uma daquelas xícaras medidoras de vidro, que mais parecem uma jarrinha. Como elas costumam ter uma bordinha extra, também não derramam o leite ao ser transportado na bancada para a batedeira.

As minhas colheres medidoras são todas de aço inox. O jogo mais completo é formado por seis medidores: 1/8 de colher (chá), ¼ de colher (chá), ½ de colher (chá), 1 colher (chá), ½ colher (sopa) e 1 colher (sopa), que comporta 16 ml. Já a xícara-padrão comporta 240 ml e a colher (chá), 5 ml. A partir dessas medidas, as outras são fracionadas.

No Panelinha, somente receitas de confeitaria muito específicas têm as medidas em gramas, pois elas têm o preparo mais elaborado e costumam não funcionar se forem adaptadas às medidas caseiras. De todo modo, provavelmente, só pessoas com um mínimo de conhecimentos culinários vão tentar fazer o bolo Concord, por exemplo. Nesse caso, imaginamos que essas pessoas tenham em casa os equipamentos necessários, como uma balancinha digital de cozinha e mais as fôrmas adequadas.

Já a grande maioria do público, que começou a cozinhar conosco, ou que está começando, pode confiar num jogo de medidores para não errar as quantidades dos ingredientes das receitas. E, por isso mesmo, não é bom usar uma xícara qualquer para medir a farinha – ela pode comportar bem mais, ou bem menos, do que os 240 ml da xícara-padrão.

Além de usar colheres e xícaras medidoras, eu descobri que a maneira mais prática para nunca errar o preparo das receitas, especialmente quando você está começando a cozinhar, é fingir que vai apresentar um daqueles programas de culinária antigos, separando todos os ingredientes já em potinhos. Até porque é muito chato descobrir que acabou o açúcar quando a manteiga já está na batedeira!

Separe todos os ingredientes na medida sugerida e depois leia e releia o preparo da receita. Você vai ver que dá para aprender a cozinhar lendo receitas e seguindo o passo-a-passo. Depois, com o tempo, você solta a franga e começa a inventar os seus pratos. Mas as técnicas culinárias, mesmo que intuitivamente, você já vai ter absorvido.