Panelinha no Guia Alimentar para a População Brasileira

Panelinha no Guia Alimentar para a População Brasileira
Compartilhe

Por Rita Lobo - 10 de março de 2016


O livro Panelinha – receitas que funcionam é um best-seller e já está na 5ª edição (2015). A publicação, de 2010, marca os 10 anos do site Panelinha – pois é, o site foi criado no ano 2000, quando a internet ainda era fruta verde aqui no Brasil. Já o “amarelão” é um livro bem amadurecido: depois de 10 anos, a gente sabia exatamente como ajudar a deixar a mesa dos brasileiros mais saudável e saborosa. Nas 400 páginas do livro estão impressas sugestões para situações diferentes do cotidiano: jantares práticos, saladas elaboradas, massas rápidas, grãos para o dia a dia, comida de criança, pratos com peixes, aves e carnes, sobremesas saudáveis, bolos fofíssimos, pães integrais – tudo o que facilita a vida de quem tem a boa alimentação como prioridade.

Essa quantidade de comida de verdade, desgourmetizada, acessível, chamou a atenção da equipe que formulou o Guia Alimentar para a População Brasileira, um documento importante, cuja confecção é sugerida pela Organização Mundial de Saúde a todo os países. O Panelinha - receitas que funcionam é o único livro brasileiro sugerido por ali: “os leitores encontrarão sugestões práticas que irão apoiá-los no processo de incorporar na sua vida diária as recomendações e orientações deste guia”.

Além do ‘Panelinha’, o Guia recomenda ainda mais dois livros: A arte da comida simples, da americana Alice Waters, e Regras da comida, do crítico americano Michael Pollan – duas obras ótimas, que eu coincidentemente já havia indicado no programa Cozinha Prática.

Sobre o Guia
Aqui no Brasil, a tarefa ficou a cargo do Ministério da Saúde, que destacou um time de experts da Faculdade de Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo.

A partir de um estudo sobre a mesa, o orçamento e os hábitos do brasileiro, a equipe , chefiada pelo professor Carlos Augusto Monteiro, compôs as diretrizes alimentares. O que a gente deve comer? Que alimentos comprar? Como preparar? É essa pergunta que o Guia responde, inclusive sugerindo cardápios.

O Guia Alimentar para a População Brasileira é um documento dedicado a todos os brasileiros e está disponível para download. Clique para acessar o arquivo.

Sobre o Panelinha
Além de receitas para uma alimentação saudável, o Panelinha também dá orientações sobre a compra de utensílios de cozinha, sugestões para a lista de compras, conselhos nutricionais e dicas de economia doméstica.

O livro está à venda nas principais livrarias do país, e também pode ser encontrado em venda online, como nos sites abaixo:



Fotos: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.