Santa Rita: como cortar e tirar a pele do pimentão

Santa Rita: como cortar e tirar a pele do pimentão
Compartilhe

Por Rita Lobo - 25 de novembro de 2015


Verde, amarelo ou vermelho? Não, não se trata de cor de semáforo (ou farol, ou sinal...), mas do seu pimentão favorito*. Ele é o ingrediente do episódio de hoje da série ‘Santa Rita - técnicas culinárias beeem explicadinhas’.

Você pode até se assustar com o tamanho do pimentão. Mas ele não morde, quer dizer, ele não arde – a picância fica só no nome mesmo. Pensando bem, o pimentão é quase doce. Para encarar essa fera (ô loco!), basta ter uma faca pequena e afiada para tirar a tampa, o miolo e as sementes. A partir daí, você decide: ele pode ser cortado em rodelas, tiras, cubos médios ou pequenos – depende da receita escolhida.

Olha aqui algumas receitas em que ele aparece cortado de diferentes maneiras: em rodelas na moqueca baiana revisitada; em cubos no picadinho oriental, e picadinho no bobó de frango (ou para o refogado do feijão!).

A outra etapa é tirar a pele do pimentão. Ah, é muita técnica; clica no play, cozinheiro!

*O pimentão verde é o menos maduro; o amarelo é quase maduro e o vermelho, o mais maduro. O sabor também muda: o verde é o mais ácido (e considerado indigesto…); o amarelo e o vermelho são mais docinhos. Também existem os pimentões branco e roxo. Você pode escolher o pimentão pelo sabor ou pela cor que mais combina com o preparo.