Alimentação não é assunto da dona de casa: é assunto da casa

Alimentação não é assunto da dona de casa: é assunto da casa
Compartilhe

Por Rita Lobo - 27 de março de 2019


Quem vê o Rodrigo Bocardi apresentando o jornal talvez não imagine que ele também seja craque em outra bancada, a da cozinha. Por isso mesmo, pedi a ele que viesse cozinhar comigo e espalhar uma notícia importantíssima. Alimentação não é assunto da dona de casa: é assunto da casa!


O Bocardi é do tipo que curte cozinhar, que enxerga uma baita diversão no preparo de uma receita especial. Muita gente cozinha também por hobby, como uma forma de desligar do mundo. Na cozinha, a gente mexe com fogo, com faca, é preciso foco – ou você se corta, se queima. E para quem vive com a cabeça abarrotada de informação (como quase todo mundo que conheço!), esse momento focadíssimo na cozinha funciona quase como uma meditação. Você desliga do mundo lá fora e se liga em coisas essenciais para deixar a vida melhor: boa comida e boa companhia. Isto é, quando a cozinha é a quatro mãos!


No programa, enquanto a gente preparava o tiramisu – uma das receitas do episódio – comentei com Bocardi que, de acordo com o IBGE, a responsabilidade da cozinha aqui no Brasil continua sendo majoritariamente da mulher. Ele ficou surpreso. "Ainda?". Pois é, ainda.


As evidências científicas apontam claramente para a importância da comida caseira – é ela que protege as famílias da epidemia de obesidade, que está diretamente ligada ao consumo de produtos ultraprocessados. A questão é que manter uma rotina de comida de verdade na mesa todos os dias é um trabalhão! Tem que planejar o cardápio, fazer as compras, armazenar direitinho, cozinhar, guardar as sobras, lavar a louça… É muita coisa para uma pessoa só.

Por isso a alimentação deve ser assunto de todos na casa. E é desde o planejamento – não é dar uma ajudinha com a louça, sabe? É entrar no assunto, pensar, organizar e executar. E comer, claro.


Quando a alimentação vira um assunto da casa, o preparo das refeições passa a ser um momento em família – longe das redes sociais. E quando tem mais gente para dividir as tarefas, dá até para preparar um jantar especial em pleno dia de semana. É exatamente isso que o Rodrigo e eu vamos mostrar nesta quinta-feira: sai um risoto de limão com couve-flor e sálvia fritas e, para sobremesa, um tiramisu de arrasar! Vamos nessa?