Bolo de chocolate para o aniversário dos meus filhos

Bolo de chocolate para o aniversário dos meus filhos
Compartilhe

Por Rita Lobo - 03 de setembro de 2017


Sempre gostei de comemorar o aniversário dos meus filhos da maneira mais caseira possível. E isso inclui bolo e brigadeiro feitos em casa. Mas tem um detalhe que faz toda a diferença: uso o melhor chocolate possível no preparo das duas receitas. Sim, uso chocolate em barra para preparar o brigadeiro! E digo-lhe mais: com no mínimo 70% de cacau. Fica mais caro? Sim, mas é festa!

Tem mais uma questão importante sobre o brigadeiro: o granulado. Aquele confeito bem comercial é pura gordura hidrogenada. Estragaria a massa tão especial, feita com um chocolate de qualidade. Por isso, uso um granulado belga, feito de chocolate de verdade. Derrete na boca. Outra alternativa é usar coco seco torrado ou, ainda, nibs de cacau.

Veja mais receitas de bolo de aniversário

Meus filhos já são adolescentes. Nem vale a pena perguntar quais as memórias deles das festinhas da infância, porque nessa fase, tudo que a mãe faz é pé-ssi-mo! (Risos) Prefiro perguntar mais para frente, quando forem adultos, de preferência quando já tiverem filhos. Aposto que as lembranças serão tão boas quanto as minhas, quando eu era criança.

Em aniversário infantil, a convivência em família é muito mais importante do que a decoração. Prefiro mil vezes investir na comida!

Sabe do que me lembro? De enrolar brigadeiros no dia anterior, com os meus irmãos, de comer escondido antes da hora do parabéns, do cheiro da cozinha com o bolo no forno... A convivência em família é muito mais importante do que o tema, o palhaço, a música ensurdecedora. Prefiro mil vezes investir na comida do que na decoração. Uns balões e umas flores dão conta do recado.

Esta semana, no Cozinha Prática, mostro o preparo do bolo de aniversário e brigadeiro que preparo nas festinhas dos meus bebês – que já nem são mais bebês. Mas você sabe, né? Para os pais, os filhos são sempre bebezinhos.

As receitas do episódio

Bolo de aniversário

Brigadeiro especial

Leia também

Tudo sobre Receitas com Memória

O que vesti no episódio

Blusa: Iódice

Pantacour: acervo pessoal

Cinto: Sacada

Bracelete: Morana

Brincos: Pitanga

Mule preta: Luiza Perea

O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, 20h, no canal a cabo GNT. Reapresentações: quinta (10h30 e 23h30), sexta (17h30), sábado (12h e 20h30) e domingo (16h30).

Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani

Figurino: Fernanda Kenan. Beleza: Paula Vida.

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha.