Caldo de galinha com sabor de pertencimento

Caldo de galinha com sabor de pertencimento
Compartilhe

Por Rita Lobo - 28 de agosto de 2017


Assim como as memórias que vou resgatando e juntando, neste episódio, uma receita puxa a outra: o knaidlach é servido num caldo de frango, cujo peito depois de desfiado vai para a salada caesar. Knaidoquê? Knaidlach! São essas bolinhas da sopa (foto), feitas com farinha matza, uma espécie de farinha de rosca, só que preparada a partir do pão ázimo judaico. Ah, sim, as receitas do episódio são clássicos da culinária judaica, que apresento em homenagem à minha avó Julia.

Epa, peralá... Mas desde quando salada caesar é comida judaica?, pode perguntar o leitor atento. Tem toda razão, não é. Mas explico a associação de ideias, digo, de receitas. Foi numa deli judaica em Nova York que provei a caesar salad que inspirou o preparo que mostro no programa: em vez de levar parmesão no molho, o queijo vira um crocante que vai ser polvilhado sobre a salada, no lugar dos croutons. FAN-TÁS-TI-CA!!!

A sopa também é sensacional. Para começar, é feita com caldo de frango caseiro, comida de verdade, a 'penicilina judaica'! Sabia que na cultura judaica caldo de galinha é considerado um remédio para todos os males? Aliás, não é só na cultura judaica, né?


Prudência e dinheiro no bolso
Canja de galinha
Não faz mal a ninguém... (Ben Jor, jorge)

Além do sabor maravilhoso, este caldo de frango caseiro tem uma pitada de economia doméstica: corto e destaco o peito antes de colocar o frango inteiro na panela; ele também vai cozinhar, mas após os 20 minutos iniciais, é retirado para ser usado em outra preparação – coisa que não acontece com as outras partes da ave, que vão deixar todo o seu sabor e nutrientes no caldo, no decorrer das quase 2 horas cozinhando.

Já sei, já sei. Muita gente vai perguntar: onde encontro essa tal farinha de matza? Se na sua cidade tem comunidade judaica, há farinha de matza! Pode procurar nos mercadinhos kasher. Mas, se preferir, também pode preparar com farinha de rosca. O resultado não é exatamente o mesmo, mas funciona bem.

As receitas do episódio

Knaidlach com caldo de frango caseiro

Salada Caesar com crocante de parmesão


Saiba mais sobre a temporada e veja todas as preparações de Receitas Com Memória

O que vesti no episódio

Tricot laranja: Shoulder

Jeans: Acervo pessoal

Pulseiras: Morana, Lool, Hector Albertazzi

Brinco: Central de designers

Mule verde: Luiza Perea

O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, 20h, no canal a cabo GNT. Reapresentações: quinta (10h30 e 23h30), sexta (17h30), sábado (12h e 20h30) e domingo (16h30).

Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani

Figurino: Fernanda Kenan. Beleza: Paula Vida.

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha.