A gemada da minha mãe para dar coragem

A gemada da minha mãe para dar coragem
Compartilhe

Por Rita Lobo - 07 de agosto de 2017


Gemada lá é receita que se ensine num programa de culinária? Isso é receita que se aprende em casa... A exceção à regra é quando o tema da temporada são receitas com memórias. E mais: quando a gemada em si é a única receita que sua mãe preparava na infância.

Leia: Vem aí, Receitas com Memórias

Pálida, firme, cremosa, docinha, a gemada tanto podia ganhar a companhia do café pela manhã ou de uma dose de vinho do Porto para os adultos numa tarde fria. Quer saber? Ela é mesmo especial (é feita na batedeira). A gemada da minha mãe vai ser apenas o começo da conversa que vamos ter pelos próximos meses, ao longo da nova temporada do Cozinha Prática, que estreia hoje, no canal GNT. Ainda nesse primeiro episódio, mostro o preparo de um suflê de chocolate e outro de cenoura.

Mesmo quem não é assinante pode assistir a temporada na íntegra no Globosat Play ou no Net Now, até 13 de agosto.

AS RECEITAS DO EPISÓDIO

Gemada perfeita

Suflê de chocolate

Suflê de cenoura

Minha mãe é da geração que abandonou as panelas para conquistar o mercado de trabalho. Não aprendi a cozinhar com ela, mas acho que, entre tantas coisas, ela me ensinou a importância de ser independente financeiramente. Minha mãe só entrava na cozinha aos domingos, quando preparava a gemada para o café da manhã da família toda. Por isso, essa gemada é tão marcante para mim.

Só aprendi a cozinhar com 20 anos, quando fui para Nova York estudar gastronomia. Minha mãe ficou espantada: “Mas foram tantos anos para a gente se livrar da cozinha, por que você vai querer aprender a cozinhar?”. Chegando lá, uma das primeiras receitas que aprendi foi um suflê de chocolate irresistível, que tinha como base... a gemada da minha mãe! Não é incrível?

Mais do que um fortificante, a gemada da minha mãe é um encorajante para mulheres independentes. Ela não poderia ficar de fora da temporada de Receitas com Memórias

Veja as sinopses de todos os programas da nova temporada do Cozinha Prática


O QUE VESTI NO EPISÓDIO

Camisa: Cris Barros

Jeans e cinto: Shoulder

Brincos: A Figurinista

Bracelete: Hector Albertazzi

Sapatos: Tatiana Loureiro

O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, 20h, no canal a cabo GNT. Reapresentações: quinta (10h30 e 23h30), sexta (17h30), sábado (12h e 20h30) e domingo (16h30).

Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani

Figurino: Fernanda Kenan. Beleza: Paula Vida.

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha.