Pão italiano com música do meu avô

Pão italiano com música do meu avô
Compartilhe

Por Rita Lobo - 14 de agosto de 2017


Pão, manteiga e café. São essas as três preparações do segundo episódio da temporada de receitas com memória do Cozinha Prática. Vai ser uma viagem no tempo, direto para a mesa da cozinha do meu avô Rago. Naquela época, o pão era o italiano, aquele com a casca bem grossa e o miolo azedinho. A receita que preparo no episódio, porém, é inspirada nele, uma versão mais prática – e mais rápida. Vamos preparar um pão sem sova! A receita é sensacional. E o segredo está no tempo de fermentação, bem longo, e na superhidratação da massa. Essa combinacão resulta em um pão cascudo que, você vai ver, ainda vem com trilha sonora do meu avô.

trabalho bom é aquele que a gente faria mesmo se não fosse um ganha pão

As receitas do episódio

Pão italiano sem sova

Manteiga caseira

Café coado

Para preparar a deliciosa manteiga caseira, você vai precisar de uma garrafinha de creme de leite fresco, aquele que a gente encontra na geladeira do supermercado. Não funciona com outro tipo, como o de caixinha. Mas, calma, tem tudo explicadinho no blog Alimentação Saudável: conheça a diferença entre os tipos de creme de leite.

A música, o pão e meu avô Rago

Apesar de a cozinheira da casa ter sido a minha avó, o café da manhã era por conta do vovô Rago. Café forte, manteiga e pão italiano, que não saia da mesa da cozinha – qualquer hora do dia, sempre tinha um filão.

Ainda mocinho, meu avô se apaixonou pelo violão. A mãe dele fez de tudo para ele desistir da música, e achar uma 'profissão de verdade'. (Naquela época, tocar violão era coisa de malandro, de boêmio.) Mas ele seguiu em frente. E transformou o amor pela música em ganha pão. Criou três filhos, entre eles a minha mãe, e foi um homem feliz. Aos netos, sem precisar dizer nada, ensinou pelo exemplo que trabalho bom é aquele que a gente faria mesmo se não fosse um ganha pão.


Leia também:

Vem aí Receitas com Memória

Veja as sinopses de todos os programas da nova temporada de Cozinha Prática

O que vesti no episódio

Blusa: Bob Store

Jeans: acervo pessoal

Cinto: Spezzato

Pulseira: acervo figurinista

Sapatos: Botti

O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, 20h, no canal a cabo GNT. Reapresentações: quinta (10h30 e 23h30), sexta (17h30), sábado (12h e 20h30) e domingo (16h30).

Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani

Figurino: Fernanda Kenan. Beleza: Paula Vida.

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha.