Bota pressão nesse angu!

Bota pressão nesse angu!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 16 de agosto de 2018


Olha, até eu fiquei um pouco preocupada com o cardápio do Cozinha Prática Em Tempo Real dessa semana. Vai rolar polenta mole! "Rita, pirou?! polenta em meia hora?". Calma, vai dar certo! Fé no pai que a polenta sai!

Veja quem cozinhou a sopa de tomate da semana passada

Se você já preparou uma polenta tradicional sabe que essa receita leva mais de meia hora para ficar pronta. Haja disposição para mexer essa panela! (Lembrou da nonna italiana cachoalhando o braço?). E, veja, são seis porções e com acompanhamento! Cogumelos refogados. Achando que eu pirei de vez agora? Calma, migo.

São dois segredos para descolar esse jantar a jato e delicioso em plena segunda-feira: panela de pressão e plano de ataque. Você vai ver como essa preparação é prática.

Vai a água na panela, depois a sêmola de milho e, quando começar a apitar, a gente conta 5 minutos. Mas, olha, para dar certo, tem que usar a sêmola de milho e não a polenta instantânea, tá? Enquanto a polenta cozinha, vamos preparar os cogumelos. Uma passada na frigideira com azeite, salsinha e alho e eles ficam deliciosos. É o tempo da polenta ficar pronta.

Saiba a diferença entre sêmula e fubá


Sacou o plano de ataque? Essa prática tem tudo a ver com divisão de tarefas. Se o casal está cozinhando junto, enquanto um refoga os cogumelos e fica de olho na polenta, o outro prepara a salada. Não quer comer cogumelos? Uma fatia de queijo gorgonzola vai por cima da polenta para derreter no forno. Fica um espetáculo! E se vocês fazem questão de sobremesa, dependendo do doce, dá para combinar com antecedência e um de vocês começa a preparar antes do prato principal.

Pode incluir nessa dança a apresentação dos pratos. Quem terminar primeiro fica responsável pelas louças e montagem da mesa. Essas pequenas divisões causam um impacto imenso no dia a dia. Animado para cozinhar comigo na segunda-feira? Vai ser intenso esse terceiro episódio da temporada!

FIQUE LIGADO NA LISTA DE COMPRAS, UTENSÍLIOS E PRÉ-PREPARO

Toda quinta-feira vai pintar aqui e nas minhas redes sociais a lista de ingredientes, utensílios e também algumas sugestões simples de pré-preparo para você não perder tempo lavando os legumes na hora do programa. Dá tempo de você ir no mercado no fim de semana e deixar tudo no jeito para cozinhar comigo na segunda-feira às 21h. Vamos começar?

LISTA DE COMPRAS

2 xícaras de chá de sêmola de milho - é mais de meio pacote
40 g de parmesão
2 colheres de sopa de manteiga - menos de 1/4 de tablete
200 g de cogumelo de paris
200 g de shiitake
2 dentes de alho
1/2 maço de salsinha
azeite
sal
pimenta-do-reino


Veja mais receita de polenta

Veja mais receitas com cogumelo

LISTA DE UTENSÍLIOS

Panela de pressão
Batedor de arame
Jarra medidora - pode ser a do liquidificador
Frigideira grande
Se for preparar a polenta com gorgonzola:
Assadeira
6 tigelas individuais que possam ir ao forno

Saiba quais são e como escolher os utensílios indispensáveis para na cozinha

PRÉ-PREPARO

Limpe os cogumelos com um pano úmido ou papel toalha – não lave sob água corrente, eles absorvem água e perdem o sabor. Lave e seque a salsinha e, por fim, rale o queijo.

CONTEÚDO EXTRA

Parecem deliciosos esses palitos assados de polenta, né? E são. MUITO! Quer ver o que é bom ficar ainda melhor? Se ligue nesses croutons de polenta. Essa receita é papo sério! Para colocar na salada, na sopa, no pê-efe... a turma aqui do Estúdio Panelinha ficou viciada! Dura até cinco dias em pote fechado com cadeado se você jogar a chave fora. (Risos!)

Veja também:

Receitas de saladas

Receitas de sopas

Receitas de pê-efes

Polenta na panela de pressão elétrica

LOOK DO EPISÓDIO


Cardigã: Infini

Blusa: Tvz

Colar: Ateliê Nó Design

Calça: Replay


Veja todas as receitas de outras temporadas do Cozinha Prática


O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar na segunda-feira, às 21h. Reapresentações: quarta-feira (16h30), sábado (17h), domingo (10h, 16h e 19h30), segunda-feira (10h30).


Figurino: Luise Federman

Beleza/cabelo: Paula Vida

Fotógrafo: Gilberto Oliveira Jr

Flores: Sinhá Flor

O Cozinha Prática é produzido pelo Estúdio Panelinha