Com que farinha de milho eu vou?

Com que farinha de milho eu vou?
Compartilhe

Por Rita Lobo - 17 de agosto de 2018


Comprei um quilo de farinha de milho para fazer farofa, para fazer faro-fa-fa. E polenta, angu, bolo... espera aí! Qual farinha é essa? Se você cozinha no dia a dia, já reparou que essa prateleira é cheia de opções no mercado. E cada uma tem um uso específico.

Veja aqui tudo sobre o episódio desta semana do Cozinha Prática

No próximo episódio do Cozinha Prática Em Tempo Real (segunda, às 21h) vamos de sêmola de milho para preparar uma bela polenta cremosa. Esse ingrediente é a farinha de milho moída com textura mais grossa. É perfeito para preparar a polenta à moda italiana.

Saiba tudo sobre a nova temporada do Cozinha Prática

Existe a sêmola pré-cozida (ou fubá pré-cozido), o que adianta bastante uma etapa do cozimento, mas o sabor não vai ser o mesmo. E não funciona para a receita que vamos preparar. E você nem precisa, já que vamos usar panela de pressão! (O braço nem vai cansar, não é demais?)

Tem também o fubá mimoso. Além desse nome simpático, ele tem textura mais fininha, o que faz dele ideal para o preparo de massas de bolos e broas. Se você nunca cozinhou com ele, recomendo fortemente preparar o bolo de pamonha do Panelinha. Fica um escândalo de tão bom.

Veja mais receitas com fubá


Já a farinha de milho flocada é perfeita para preparar farofas. Fica crocante, com a textura certa. E já que o assunto é milho, para usar esse tipo de farinha, ele vai em dose dupla numa receita que você pre-ci-sa experimentar: viradinho de milho. Acompanhamento que faz qualquer prato do dia a dia brilhar.

Veja mais receitas com farinha de milho flocada

Saiba tudo sobre o próximo episódio do Cozinha Prática Em Tempo Real

'Mas dá para fazer a receita do episódio com fubá?'

Se você está com dificuldade de encontrar a sêmola em sua cidade, pode ser que por aí ela seja chamada de fubá italiano ou fubá para polenta. Em alguns lugares é mais fácil de encontrar na padaria ou no mercadão, vendida a granel, do que no supermercado.

Em todo caso, é possível preparar a receita com fubá mimoso. É preciso tomar um cuidado extra: como ele é bem fininho, precisa misturar bem para ele dissolver e não formar gruminhos (o que deixa a polenta empelotada). E o resultado fica diferente, até o nome muda: vira angu, é mais denso e molinho.