Vamos revolucionar o café da manhã

Vamos revolucionar o café da manhã
Compartilhe

Por Rita Lobo - 17 de janeiro de 2019


Uma das coisas mais legais do Cozinha Prática Hits de Verão é que os episódios são mais longos. Temos uma hora juntos. Dá tempo de mostrar mais receitas – e, desta vez, exibir minhas habilidades de dança e dublagem. Quem já viu sabe que me empolguei!

No terceiro episódio essa uma hora rendeu, viu? A mesa vai ser farta meeeesmo. São treze receitas. Todas pensadas para revolucionar o café da manhã. Se você é daqueles que faz a primeira refeição do dia no caminho de casa até o trabalho, prepare-se para virar esse jogo. Nosso encontro é segunda-feira, às 21h.

Pão de queijo

Foram testes e mais testes até chegar à receita do pão de queijo ideal. Casquinha crocante, miolo levemente puxa-puxa e sabor marcante de queijo. Pode ligar para aquela tia de Minas que não passa receita e avisar que agora você tem o SEU pão de queijo. Mas fala com jeitim, para não arrumar briga!

“Mas, Rita, não tenho tempo de fazer pão de queijo de manhã”. Carma, fio! Dá para congelar, olha que demais. É só mandar a massa pronta para o congelador e um dia, quando o despertador tocar, você vai lembrar que tem essa belezinha pronta para ir ao forno. Uma dica para os dias de correria: asse por menos tempo e depois prepare um pão de queijo na chapa. Conexão Minas-SP, uma coisa assim uai-meu!



Cuscuz de milho

Continuando essa viagem pelo Brasil, vamos encontrar um concorrente de peso para o pão com manteiga no seu cardápio matinal. Esse clássico nordestino é pá-pum. Na falta de uma cuscuzeira, mostro um jeito fácil de preparar na panela convencional. Para acompanhar, ovo pochê. Café da manhã dos campeões, here we go!



Salada de duas frutas com farofa de aveia

Você vai ver como uma caldinha de mel e limão dá um brilho na combinação de manga com mamão. Folhinhas de hortelã também ajudam a fazer verão. Para completar, uma receita genial, sério: farofa de aveia pá-pum, preparada na frigideira. Você investe 10 minutos em algo que dura até 1 mês no pote com fechamento hermético. Depois é só colocar na salada de frutas, no iogurte, no sorvete. Se ainda não estiver convencido, dê uma olhada na lista de ingredientes da granola que você compra no supermercado. Spoiler: talvez seja imitação de granola.



Meu hit

A cada episódio do Cozinha Prática Hits de Verão mostro um dos meus hits, as receitas que são sucesso na minha casa, minhas favoritas. A gelatina de vinho branco da semana passada fez o maior sucesso. Quero ver agora quem vai curtir minha pastinha de abacate. Se você é fã da fruta como eu, vai adorar essa ideia. Se você não é, dê uma chance, vai.

E o café?!

Claro que na nossa mesa de café da manhã tem café. Vou mostrar três métodos de extração. O de prensa, meu favorito, precisa de pó moído especialmente para ele – você pode comprar assim em cafeterias ou ter um moedor exclusivo do café. O esforço compensa.

Depois, passamos para a cafeteira italiana. Tinha abandonado esse método por causa do gosto de queimado que sempre sentia. Até que descobri um truque que resolve totalmente o problema. No episódio, divido com você esse segredo.


Claro que vamos ter o clássico dos clássicos: café coado. Pois é, até o mais simples dos preparos tem seus macetes para sair sempre bom. O lance é ficar atento à proporção de pó e água. A qualidade do pó também muda tudo. Precisa de um investimento maior, mas você vai descobrir que café bom nem precisa de açúcar...

E já que tem café a beça na nossa mesa e é verão, vamos deixar a bebida esfriar, até congelar! Café frio nunca mais vai ser um mico depois que você experimentar leite com gelo de café, frapê de café e café gelado com raspas de limão. Quanta receita! Difícil escolher uma preferida. Ainda bem que não precisa… é verão e a gente só quer se divertir.

Cante comigo

Saiba como foi a escolha da trilha sonora desse episódio: Carly Simon, Maria Rita e eu

You're So Vain - Carly Simon

Morena Tropicana - Alceu Valença

Look do verão

Blusa: Batiche

Pulseira: Central de Designers

Louças acervo panelinha

Cumbuca [canela] do Trio de Cumbucas

Xícara [curry] do Trio de Xícaras

fique ligado

O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar segunda-feira, às 21h. Reapresentações: segunda-feira (22h30), quinta-feira (22h30) e sábado (9h).

Figurino: Fernanda Kenan

Beleza/cabelo: Paula Vida

Fotógrafo: Guillermo White

Flores: Sinhá Flor

O Cozinha Prática é produzido pelo Estúdio Panelinha