Cozinhar é ferramenta para manter uma alimentação saudável

Cozinhar é ferramenta para manter uma alimentação saudável
Compartilhe

Por Rita Lobo - 17 de abril de 2019


Alimentação saudável é aquela baseada em preparos caseiros, feitos a partir de ingredientes da natureza. Quando você cozinha em casa e baseia suas refeições em cereais, grãos, legumes e carnes, pode comer de tudo.


Modismos como fat free e lowcarb, que excluem macronutrientes e grupos alimentares inteiros, não são apenas ineficientes: são danosos. O corpo precisa de todos os macronutrientes. Cortar radicalmente um deles é uma escolha complicada.

Alimentação saudável tem a ver com variação, com comer de tudo de maneira balanceada.

No programa desta quinta, o ator Luis Lobianco vem contar a história dele, que tem tudo a ver com alimentação saudável e cozinhar em casa. Na correria da vida de TV, Lobianco acabou deixando a alimentação bagunçar, parou de prestar atenção no assunto por causa da pressa. Com muitos produtos ultraprocessados pintando em diversos lanchinhos espalhados ao longo do dia, as escolhas mais saudáveis ficaram de lado.

Há dois anos, voltou a cozinhar em casa, resgatou receitas de família e hoje se reúne com familiares para aprender receitas que sempre viu a avó cozinhar. A comida de verdade alimenta até as relações!

Juntos, nós preparamos uma refeição com ares mediterrâneos, perfeita para um jantar leve com clima de happy hour: piadina integral, homus de beterraba, salada de abobrinha com castanha-de-caju, cogumelos grelhados e escarola escabeche. Ufa! Quanta coisa! Mas quando a cozinha é a quatro mãos e as tarefas são divididas sai tudo rapidinho e ainda dá para tomar um gole de vinho durante o preparo. Pois é: quanto mais a gente cozinha, mais fácil e divertido fica cozinhar.