Pizza de frigideira com memória de infância

Pizza de frigideira com memória de infância
Compartilhe

Por Rita Lobo - 05 de outubro de 2021


O olfato e o paladar são sentidos que ativam uma parte do cérebro ligada à memória, especificamente às lembranças mais antigas, da infância. Quem me contou essa informação foi a Patrícia Jaime, que é cientista, pesquisadora e coordenadora do Nupens, o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP. Você sabe na prática do que ela está falando. É aquele cheiro ou sabor que tem o poder de, em uma fração de segundo, transportar a mente para alguma lembrança, um lugar.

Especial Dia das Crianças

Leia: O que é comida de criança?

Estou falando disso porque logo mais é Dia das Crianças, uma data em que todo mundo que tem filho quer preparar algo especial, para comemorar. E é para comemorar mesmo: cozinhar algo especial para os filhos – e com os filhos – não é só gostoso demais. É importante demais.


Cozinhar e comer junto cria essa memória costurada por cheiro e sabor, que pra sempre vai transportar a mente pras lembranças na cozinha de casa


Quero colocar a ênfase na palavra "comemorar", ela é a chave. Comida de comemoração é diferente da comida do dia a dia. Para ser especial, ela tem algo de exagero. É o bolo de chocolate, com cobertura de chocolate, recheio de chocolate e raspas de chocolate por cima. Precisa disso tudo de chocolate? Claro que precisa! É dia de festa. Se você sempre come frutas, um dia pode comer bolo com chocolate. (Guarde essa reflexão para as festas de fim de ano, aquela época em que tanta gente começa a carregar culpa por causa dos exageros da ceia antes mesmo de comer.)


Em todos os outros dias do ano é super importante fazer refeições equilibradas, com todos os grupos alimentares. E, se você acompanha o trabalho que fazemos por aqui, sabe que o jeito mais fácil de colocar isso em prática é basear as refeições no pê-efe, com arroz, feijão e pelo menos duas hortaliças. Mas na terça, dia 12, tudo bem pular o pê-efe. Pode fazer um cardápio todo diferente, com os favoritos do pessoal, porque nos outros dias da semana vai ter arroz com feijão e hortaliças.


A nossa sugestão deste ano é fazer pizzinha de frigideira. Além de ser uma receita bem divertida, ela foi pensada para ser preparada a várias mãos, no maior clima família na cozinha.

Receita de pizza de frigideira

Uma equipe abre a massa, outra equipe assa as pizzinhas. Depois cada um monta o seu recheio e um adulto só volta a pizzinha para a frigideira para aquecer.


Essa festa na cozinha tem um valor imenso. Está ligada a construir laços, a dividir tarefas, a valorizar a alimentação, a apresentar para as crianças técnicas culinárias. E mais: tem a ver com descobrir que a pizza de frigideira não precisa ser um pacote que você pega na prateleira do supermercado. E o cheiro da massa assando na frigideira vai direto para a coleção de memórias da infância. Divirtam-se!