Lady Mary Montagu, desbravadora da vacina

Lady Mary Montagu, desbravadora da vacina
Compartilhe

Por Rita Lobo - 29 de março de 2022


Quando li a biografia de Lady Mary Wortley Montagu, achei a história tão fascinante que fiquei com ela na cabeça por dias, semanas. Foi daí que veio a inspiração para fazer a temporada de Cardápios com História. Lady Mary Wortley Montagu nasceu há mais de 300 anos e teve um papel fundamental no desenvolvimento da primeira vacina da história. A biografia dela conduz o segundo episódio da nova temporada do Cozinha Prática.


Lady Mary Wortley Montagu foi uma aristocrata inglesa, escritora, e ainda é lembrada por seus diários de viagem. Já a sua contribuição para a história da vacina tem sendo resgatada mais recentemente.


Em 1716, ela se mudou pra Turquia, onde o marido era embaixador. Lá, notou que as mulheres turcas não tinham o rosto todo marcado pela varíola, como tantas inglesas, e ficou intrigada. Foi investigar e descobriu que as mulheres pegavam um pouquinho da ferida das pessoas que tinham varíola e inseriam, ou inoculavam, esse material, fazendo um cortinho na pele das pessoas saudáveis. Era um jeito bem rudimentar de imunizar as pessoas. Três séculos atrás!


Lady Mary anotou tudo e, quando ela voltou pra Inglaterra, publicou o livro Cartas de Istambul e fez de tudo pra convencer a comunidade científica sobre esse método. Mas, como ela não era da área, era mulher e estava trazendo uma ideia de fora, quase ninguém deu bola.

Cardápio do episódio

Além de ser muito observadora, o que chama a atenção em Lady Montagu é a capacidade da conectar culturas. Foi dessa característica que parti pra criar o cardápio do episódio, com clássicos ingleses e sabores da cozinha turca.


A entrada é um patê rústico de frango que é um sucesso, um clássico inglês conhecido como potted chicken. É facílimo de fazer e vai à mesa com pão tostadinho, salada de folhas e um shot de caldinho de frango bem saboroso e restaurador. Começamos a refeição com muito charme! Ah, ele pode ser feito de sobras de frango, de carne, de peixe...


O prato principal é inspirado num receita tradicional turca: berinjelas assadas, servidas com molho de tomate com pimentão e muitas especiarias. Um prato bem perfumado, que vai ser servido com uma salada de trigo com nozes, uva-passa e ervas frescas. Uma delícia! E para completar, vai uma colherada de queijo de iogurte, bem cremoso.


E a sobremesa vem com o melhor de dois mundos: vamos servir shortbread, um biscoito chiquérrimo, amanteigado, que derrete na boca. Nos tempos da Lady Mary era considerado uma iguaria! Ele vai à mesa com café turco, preparado do jeito tradicional.

Não esqueça de programar o alarme do celular: o segundo episódio de Cardápios com História vai ao ar quinta (31), às 20h45.