Macarrão com molho de couve-flor gratinado é surpreendente

Macarrão com molho de couve-flor gratinado é surpreendente
Compartilhe

Por Rita Lobo - 27 de setembro de 2022


Um dos segredos da alimentação saudável é incluir mais legumes e verduras nas refeições. E as hortaliças não precisam ter sempre a mesma cara, elas podem ser usadas em diferentes tipos de preparação. Assim você consegue comer de tudo um pouco, sem abrir mão de nenhum tipo de comida de verdade.
Macarrão de forno: couve-flor e farofa de pão e nozes transformam o sabor do molho cremoso de queijo

O prato principal é uma receita inspirada no americano mac’n’cheese.
A couve-flor gratinada é batida no liquidificador para virar um molho bem cremoso e encorpado. Não dá pra perder!

RECEITA: MACARRÃO COM MOLHO DE COUVE-FLOR GRATINADO

Mas aqui o molho cremoso de queijo ganha sabores extras da couve-flor e de um gratinado com farofinha bem crocante de pão e nozes. Se é bom? O resultado é maravilhoso.
Pescada branca preparada no papilote: o peixe fica úmido e saboroso

RECEITA: ROSETA DE PEIXE NO PAPILOTE PARA UM

Dois filés de pescada branca pegam carona no forno e são preparados em forma de roseta. Enrolar o peixe garante que ele fique úmido. Outra técnica para deixar o filé bem molhadinho é o preparo em papilote.

Fazer uma trouxinha com papel alumínio e colocar no forno só tem benefícios: é prático, faz pouca sujeira e não deixa aquele cheiro na cozinha do peixe frito ou grelhado. Tudo de bom!

Sobras planejadas!
As duas rosetas de pescada branca assadas no papilote, no vapor, levaram pouco tempero. Só sal e pimenta-do-reino, azeite e um pouco de vinho branco. E agora entram pro jogo das sobras planejadas. Elas serão reaproveitadas e transformadas em um novo prato no desafio sobrou pro chef!

Sobrou pro chef!
Tia Nice é chef de cozinha e líder comunitária da região do Campo Limpo, em São Paulo. Ela comanda o restaurante Organicamente Rango.
A chef Tia Nice criou um prato maravilhoso a partir das sobras planejadas de peixe

RECEITA: MINICUSCUZ DE PEIXE

Ela encarou o desafio de transformar o filé de peixe em um novo prato, usando duas hortaliças e um item considerado premium, que são aqueles ingredientes mais caros. E sabe o que saiu?

Um minicuscuz de peixe, maravilhoso!

***
O Cozinha Prática vai ao ar diariamente às 20h45 no GNT.