Aniversário à distância

Aniversário à distância
Compartilhe

Por Rita Lobo - 23 de março de 2020


Hoje, 23 de março de 2020, o Panelinha completa 20 anos. E essa era a data que eu tinha escolhido para anunciar o Festival Panelinha, um encontro para 3 mil pessoas no espaço de eventos da Fecomércio, aqui em São Paulo, que aconteceria em junho.

Por motivos óbvios, a data teve que ser postergada e, se tudo der certo, o evento vai acontecer mais para o fim do ano. O Festival Panelinha vai ter aulas, workshops, palestras e até uma réplica do estúdio Panelinha para você gravar a sua receita favorita. Mas, hoje, o assunto não é o evento e sim os 20 anos do site.

Assista ao vídeo


Nesse tempo todo, o Panelinha cresceu e virou uma empresa de produção de conteúdo especializado em alimentação saudável. Além do site, canal no YouTube e dos perfis nas redes sociais, Panelinha é também editora e produtora de audiovisual. E nos últimos anos, em função da minha paixão por louças, lancei também uma marca de produtos para mesa, o Acervo Panelinha, e uma loja com tudo para equipar a mesa e a cozinha.

Em 20 anos, o Panelinha fez muita coisa. E, se depender de mim, nos próximos 20 vamos fazer muito mais. Agora, porém, é hora de ficar em casa. O clima não é de festa. Isso não diminui o meu orgulho de termos contribuído ativamente para melhorar a alimentação dos brasileiros, inclusive, contra a força do marketing da indústria de ultraprocessados. Poucas empresas teriam sobrevivido com o nosso posicionamento. Mas o propósito do Panelinha encontrou lugar nas casas das pessoas e também junto aos parceiros, como o Senac e o GNT, entre outros.


Na última semana, a primeira de distanciamento social aqui no Brasil, em função da pandemia de coronavírus, minha equipe e eu trabalhamos cada um da sua casa, exaustivamente, para que ficássemos juntos na cozinha com você. Era tanta gente acessando o site que parecia que estávamos no Natal – todos os anos, 24 de dezembro é o dia de maior audiência do site. Fico feliz de ver que, mesmo trabalhando isoladamente, a equipe do Panelinha conseguiu ajudar o público a se virar na cozinha e tornar essa nova rotina um pouco mais leve. Foi muito bom receber todo mundo na cozinha de casa ao meio dia e conversar longamente nas lives noturnas. Porque cozinhar é isso, uma ferramenta para se alimentar e alimentar relações.

ESPECIAL RITA, HELP! #CORONAVÍRUS - Lista de compras, playlists e muito mais


A minha crença no poder da cozinha de casa sai fortalecida desta crise.


Há 20 anos montei um negócio por acreditar que cozinhar é libertador. Hoje, tenho certeza de que essa é uma habilidade que vai muito além de dar autonomia. Cozinhar nos conecta com o essencial. Nos protege do caos. Cria vínculos. Alimenta relações. Inclusive, a nossa com você.


A cada mês, o Panelinha recebe mais de 4 milhões de pessoas, espalhadas por todos os Estados do Brasil – e também brasileiros que moram fora, e morrem de saudade do arroz com feijão!


Juntos, estamos fazendo uma revolução silenciosa, a partir da cozinha de casa, mas que está melhorando a vida de muita gente no País. Não é pouca coisa poder dizer que já ensinamos milhões de brasileiros a cozinhar.

Muita gente fica tão feliz em dar conta da própria alimentação que, antes de comer, tira uma foto do prato e publica com a hashtag #ReceitaPanelinha. Mas um seguidor em especial me motivou a falar sobre o aniversário do site, mesmo em meio a essa crise.


No início do mês, ele passou a postar com uma hashtag diferente. Publicou um post contando que, em março, iria postar as 20 receitas do Panelinha que não saem da mesa dele com a hashtag #Panelinha20anos.


Decidi que vou comemorar os 20 anos do site cozinhando a quatro mãos com ele!


Live com o Claudio Arcanjo!

Se o Claudio topar – não falei com ele! – na sexta-feira, ao meio-dia, vamos cozinhar juntos e transmitir tudo pelo meu perfil no Instagram. Topa, Claudio?


Se ele não puder ou não quiser, de todo modo, vai ganhar louças do Acervo Panelinha e livros assinados – o ‘Só para Um’ eu sei que ele tem porque foi nas sessões de carimbautógrafo!



E mais: vamos transformar o desafio dele num desafio para todo mundo, com direito a louças e livros assinados para os 20 vencedores! Você tem até o dia 23 de maio para participar.


VEJA COMO PARTICIPAR DO DESAFIO PANELINHA 20 ANOS


Eu espero que antes disso, netos e avós já estejam dando beijos e abraços. Mas, com o desafio, além de melhorar a alimentação da casa, tenho certeza de que todos vão descobrir na cozinha um refúgio para esses tempos de incertezas.


E, claro, sempre que bater um baixo astral, corre aqui para o Panelinha porque, além das receitas, tem muitos vídeos bem-humorados para enfrentarmos juntos essa crise.


Como bem disse o rabino Ruben Sternschein, da Congregação Israelita Paulista, a tecnologia que ontem nos alienava, agora está nos unindo.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE LIVES DO PANELINHA