Saia do automático!

Saia do automático!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 31 de março de 2023


Assisti a um vídeo de um médico neurologista que defende uma teoria muito interessante. Ele diz que caminhar pra trás melhora, ou previne, doenças como esclerose múltipla, Parkinson, Alzheimer e até AVC. Ele explica que esse tipo de caminhada exige 40% a mais de força, inclusive de músculos que a gente mal usa. Essa técnica melhora também o labirinto, a região do ouvido responsável pelo equilíbrio.

Mas o ponto que eu achei mais interessante é: como não estamos acostumados a andar pra trás, o cérebro fica completamente absorvido e, por isso, até a cognição melhora.

Fiquei pensando que existe um paralelo com a cozinha – e que não tem nada a ver com cortar os legumes de costas, peloamordedeus!

Assista ao vídeo:

A ideia de sair automático, de fazer mudanças, é muito rica para melhorar também a alimentação. E dá pra fazer isso no dia a dia. Quer ver? Arroz branco. Você deve fazer arroz de olho fechado, só dá aquela espiada pra conferir o ponto e acabou. Mas, se você colocar beterraba no arroz, ele fica colorido, muda um pouquinho o sabor e, pronto, já dá outra cara pro almoço.

Cozido com cubinhos de beterraba, o arroz ganha mais sabor e uma cor linda.

Pense no seu cardápio

Claro que eu tenho um monte de ideias mas, nesse caso, a graça não é eu contar pra você o que fazer: o mais legal é você pensar. O que você prepara sempre? Aí pode você vai lá na busca do Panelinha para encontrar variações e sair do automático.

Tem um outro caminho também: você pode dar uma folga pra essas receitas que sempre prepara e escolher aquele prato que você nunca fez e morre de vontade de provar. Que tal? Aproveita para ousar!

Tenho certeza que o cardápio vai ficar mais variado e saboroso. E, assim como caminhar de costas, isso também melhora o equilíbrio – só que da sua alimentação.

Ah, e tem mais uma coisa: como na cozinha a gente mexe com faca e fogo, o cérebro tá sempre completamente absorvido, ou a gente se corta, ou se queima, ou ainda, queima a comida. Logo, cozinhar faz bem até para a cognição.

Pense Nisso: veja mais conteúdos como este!