Coleção Já pra Cozinha: um livro para cada fase da vida

Coleção Já pra Cozinha: um livro para cada fase da vida
Compartilhe

Por Rita Lobo - 01 de novembro de 2019


Manter uma mesa variada, saborosa e saudável não é tarefa simples para ninguém. Mas os obstáculos para quem mora sozinho são diferentes dos enfrentados por quem tem um bebezinho em fase de introdução alimentar, ou por um casal que cozinha a quatro mãos. Por outro lado, a diferença não está só nas dificuldades: as oportunidades também mudam.

Há pouco tempo, lancei o terceiro livro da coleção Já pra Cozinha, uma parceria editorial entre o Panelinha e o Senac, com a consultoria nutricional do Nupens (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP). Mais do que livros de receitas, são guias para melhorar a alimentação, com soluções específicas para cada fase da vida.

E, confesso, não tô me aguentando com o sucesso da coleção! O livro mais recente, Só para Um: alimentação saudável para quem mora sozinho, está em várias listas de mais vendidos – na Amazon, é o primeirão na categoria Gastronomia e Culinária desde a pré-venda! Mas a grande alegria é ver que todos os volumes estão ajudando a melhorar a alimentação de muita gente. São eles:

Comida de Bebê: uma introdução à cozinha de verdade

Compre o livro

O assunto é a introdução alimentar do bebê, mas o livro vai além: a proposta é aproveitar essa fase tão importante para melhorar a alimentação da família inteira. Com pequenos ajustes, a mesma comida preparada para os adultos vai para o prato do bebê: um pê-efinho com direito a arroz, feijão e legumes amassadinhos, carne bem picadinha e muitas outras opções. Os pais têm menos trabalho, porque não precisam cozinhar um cardápio infantil exclusivo, e todo mundo come melhor. Além de várias receitas, você vai encontrar um guia com orientações para a rotina alimentar do bebê a partir dos seis meses de idade.

ASSISTA TAMBÉM À SÉRIE EM VÍDEO

Cozinha a quatro mãos

Compre o livro

Como o título já indica, o livro traz uma proposta: cozinhar a quatro mãos. Por isso, todos os cardápios vêm com plano de ataque, indicando o que cada um deve fazer para que as refeições fiquem prontas em menos tempo. Tem receitas para jantares rápidos, soluções práticas para o almoço da semana e para receber os amigos, e até sugestões de marmita para levar ao trabalho: com este livro, os casais vão garantir comida de verdade sempre na mesa, sem sobrecarregar ninguém. E as dicas não são só para a hora de cozinhar, não: o livro também ajuda o casal a montar a lista de compras, a organizar a despensa e ensina atalhos e estratégias para facilitar a vida na cozinha.

ASSISTA TAMBÉM À SÉRIE


Só para um: alimentação saudável para quem mora sozinho

Compre o livro

O mais novo integrante da coleção chegou para acabar com o mito de que não vale a pena cozinhar para uma pessoa só. Cada capítulo é pensado para derrubar um obstáculo da cozinha para um. O problema é encarar a pia cheia de louças? Vamos fazer receitas usando uma panela só! O desperdício de ingredientes acaba levando você a comer no quilo? O reaproveitamento planejado dá um jeito nisso: a partir de uma refeição, você vai ter a base para outras duas, completamente diferentes da primeira. Para resolver a falta de tempo, o livro traz receitas perfeitas para fazer em quantidade maior e congelar. E quem não sabe preparar arroz e feijão vai ficar craque no assunto e resolver a comida do dia a dia com um belo pê-efe. Com dicas de planejamento, organização e economia (de tempo e dinheiro!), este lançamento é um verdadeiro manual culinário para quem mora sozinho.

ASSISTA TAMBÉM À SÉRIE


E a história não acaba por aqui. Ainda vem mais novidade da coleção Já pra Cozinha pela frente. Alguém adivinha o próximo título?