Projeto Comida de Bebê

Projeto Comida de Bebê
Compartilhe

Por Rita Lobo - 22 de novembro de 2017


Quem me acompanha nas redes sociais sabe que Comida de Bebê: uma introdução à comida de verdade já está nas livrarias. O que você ainda não sabe é que o livro marca o lançamento de um projeto muito maior: Comida de Bebê é série de quarenta episódios (sim, 40 vídeos!) no canal Panelinha no Youtube e tem página com atualização permanente aqui no site. O projeto é fruto de um trabalho conjunto com o Senac, nosso parceiro editorial, e com os médicos e nutricionistas do NUPENS/USP, nossos parceiros científicos.

Compre o livro

Conheça a equipe do NUPENS/USP que participou da consultoria nutricional do projeto 'Comida de Bebê'

O assunto do projeto é a introdução alimentar do bebê. Mas, vou deixar claro desde já, o objetivo é aproveitar essa fase tão especial na vida dos pais (e tão importante na vida da criança) para melhorar a alimentação da casa toda. Não faz sentido cozinhar arroz, feijão, carnes e legumes para o bebê e servir lasanha congelada e refrigerante para os outros membros da família.

Se você é pai ou mãe de um bebê, calma lá! Não vou sugerir que você passe a comer papinha. Pelo contrário, é o bebê que vai comer a mesma comida da casa, só que adequada à fase etária dele. Para que ele possa sentir o sabor dos alimentos isoladamente, não vamos mais fazer aquela mistura, que mais se parecia com um sopão. Papinha é uma referência à textura, não uma refeição.

A introdução alimentar vai ser baseada na maior instituição da comida brasileira, o prato feito, ou pê-efe. O pratinho do bebê tem direito a arroz, feijão e legumes bem amassadinhos, e carne picadinha ou desfiada. Não precisa preparar um cardápio para o bebê e outro para a família. Com pequenas adaptações, vão sair da mesma panela o pê-efe... e o pê-efinho! Não é sensacional?


O livro é um guia detalhado de como conduzir a apresentação dos alimentos para o bebê, desde o primeiro dia. Antes disso, vamos entrar juntos com os pais na cozinha, na despensa, na feira e, quer saber?, ainda vamos sentar à mesa com vocês! A hora da refeição é fundamental no contexto da alimentação saudável de verdade, desde a introdução alimentar. Tudo o que você precisa saber para viver essa experiência com tranquilidade e segurança está bem explicado no livro.

Transmissão ao vivo

Para apresentar todos os conceitos deste grande projeto, no dia 7 de dezembro, às 19h30, recebo o professor Carlos Monteiro e as nutricionistas Patrícia Constante Jaime, Daniela Neri e Denise Magarian para uma conversa na livraria Martins Fontes da Av. Paulista. O evento vai ser transmitido ao vivo no canal Panelinha no YouTube (e depois continua disponível, para quem não puder ver na hora).

Assista!

Assista a série

A série no canal Panelinha no Youtube estreia na segunda-feira (27). Junto comigo, para falar sobre os conceitos de introdução alimentar do seu bebê, participam o professor Carlos Monteiro e as nutricionistas Patricia Constante Jaime, Denise Magarian e Daniela Neri. Você vai ver estratégias e receitas que vão facilitar o dia a dia. Os episódios vão ao ar toda segunda, quarta e sexta-feira.

Inscreva-se no canal Panelinha no YouTube para ser avisado sempre que um vídeo novo de Comida de Bebê for ao ar

Conteúdo completo

Quanta coisa! Mas não se preocupe, você não vai perder nada. A gente vai reunir tudo na página especial do projeto aqui no site Panelinha. A página é atualizada diariamente com textos completos sobre os conceitos teóricos e as estratégias práticas que estão no livro e na série.

Favorite já a página Comida de Bebê no site Panelinha

Minha equipe e eu estamos festejando o lançamento do projeto Comida de Bebê. Temos convicção de que vai ajudar você a resolver essa etapa e, ao mesmo tempo, deixar a alimentação de todos mais saborosa e mais saudável.

Apesar de a minha experiência como mãe ter norteado o livro, as orientações não são fundamentadas apenas na minha vivência, ou na teoria de um médico ou de um nutricionista. Comida de Bebê é resultado de um trabalho muito profundo e multidisciplinar, baseado em evidências científicas na área de alimentação.

Conheça a equipe do NUPENS/USP que participou da consultoria nutricional do livro 'Comida de Bebê'

Saiba onde comprar o livro

Como mãe de dois filhos, sei que, mesmo para uma pessoa que sabe cozinhar e tem noções da boa alimentação, a introdução alimentar é um período cheio de dúvidas. E o pior é que não falta gente para dar palpites! Comida de Bebê contém todas as informações que os pais precisam ter para ganhar autonomia e fazer melhores escolhas.

Parceria editorial

O projeto Comida de Bebê marca o lançamento da coleção 'Já pra Cozinha', uma nova etapa da parceria Panelinha + Senac. Com livros, vídeos e outros formatos que ainda estão em desenvolvimento, a coleção vai acompanhar você por todas as fases da vida. E Comida de Bebê é só o começo!