Fruta na sobremesa

Fruta na sobremesa
Compartilhe

Por Rita Lobo - 26 de outubro de 2017


Quem disse que fruta não é sobremesa? Aqui no Panelinha fruta é sobremesa sim. E, mais do que isso, fruta rende sobremesas deliciosas.

O bolo gelado de figo com creme inglês é um exemplo arrebatador de como uma fruta pode encerrar um banquete. São 24 figos maduros e só na receita. É cortar e dispor em camadas na fôrma, apertando delicadamente. Fica um escândalo servido com creme inglês.


E não precisa ir tão longe, não precisa ser figo, que é uma fruta cara. Maçã tem o ano inteiro disponível na feira e guarda um potencial imenso de virar ponto alto no fim da refeição. De cara dá para pensar em uma tarte tatin lindíssima, mas experimente assar a maçã no micro-ondas com especiarias e servir com iogurte. É sobremesa das boas!


São basicamentes dois segredos para a mágica de transformar fruta em sobremesa acontecer. Técnica e tempero. Já pensou como a gente adiciona sabores como granola e aveia à banana mas não faz o mesmo com as outras frutas? Abacaxi com raspas de limão, pera com pimenta, manga com gengibre. Uma camada extra de sabor e a fruta fica muito mais interessante.


Um pouco de técnica também ajuda a potencializar o sabor da fruta. Grelhar funciona superbem para frutas firmes como pêra. Quer dar um passo a mais? Prepare frutas delicadas, como morango e banana, flambadas. Uma bola de sorvete para acompanhar e vai ser um deleite. Até fruta que está quase passando na fruteira continua rendendo doces deliciosos. Sorvete, bolo, geleia…


São muitas as possibilidades de incluir frutas no cardápio da sobremesa. Faltou tempo? Frutas picadas e um bom acompanhamento como calda de chocolate, caramelo, sorvete de creme. Nada mal, né?



Aqui no Panelinha tem uma categoria só para sobremesas com frutas na busca de receitas. Procure em "busca avançada" e escolha as suas.