Sobrou pro chef: arroz malandrinho do Cesar Costa

Sobrou pro chef:  arroz malandrinho do Cesar Costa
Compartilhe

Por Rita Lobo - 29 de agosto de 2022


O trabalho do chef Cesar Costa, do Corrutela, tem tudo a ver com assuntos que eu sempre trago por aqui: reaproveitamento e sustentabilidade. O restaurante do Cesar virou referência em práticas sustentáveis. Ele usa energia solar, mói o trigo e o café que são usados por lá, e se preocupa em reduzir ao máximo o desperdício. Apesar de jovem ele já é super reconhecido pela cozinha criativa e bem contemporânea.CESAR COSTA TRANSFORMOU UM PEITO DE FRANGO ASSADO EM PRATO DE CHEF

Ele mandou bem e transformou um filé de frango assado em um prato de chef, saboroso e saudável: um arroz delicioso, com frango desfiado, tomate e vagem! Erva doce, azeitona preta e ervas frescas deram o toque especial à receita!

Um preparo que além de render bastante, pode ser feito com sobras de outras receitas que você já tenha na sua geladeira!

Arroz Malandrinho de frango, tomate e vagem

Por Cesar Costa

Rende 2 porções

½ xícara (chá) de arroz branco

2 xícaras (chá) de caldo de frango

1 papilote de frango com tomate e cebola

½ cebola

2 dentes de alho

60 g de vagem

1 bulbo de erva-doce pequeno

1 tomate

2 colheres (sopa) de azeitona preta sem caroço em rodelas

3 ramos de salsinha

3 ramos de hortelã

1 talo de cebolinha

½ colher (chá) de colorau

2 colheres (chá) de azeite

sal a gosto

folhas de salsinha a gosto para servir

folhas de hortelã a gosto para servir

  1. Faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola e o alho; lave e seque as vagens, o tomate e as ervas frescas; fatie as vagens em rodelas de 0,5 cm; corte o tomate em cubinhos de 0,5 cm; corte a base do bulbo da erva-doce e separe os talos. Lave, seque e corte cada talo em fatias finas, no sentido da largura (se estiver muito grande, corte os talos ao meio, no sentido do comprimento, antes de fatiar). Lave e reserve as folhas da erva-doce para a finalização. Pique fino as folhas de salsinha e hortelã e fatie fino o talo de cebolinha. Desfie grosseiramente o filé de peito de frango.
  2. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (chá) de azeite, acrescente a cebola e refogue por 2 minutos, até começar a murchar. Junte os talos de erva-doce e refogue por 2 minutos. Adicione o alho e mexa por mais 1 minuto até perfumar.
  3. Junte o arroz, tempere com 1 colher (chá) de sal e mexa para envolver bem todos os grãos com o refogado, até que o arroz fique translúcido. Acrescente o tomate assado e misture bem por 2 minutos, apertando com a espátula, até que ele desmanche e dê cor ao preparo. Junte o frango desfiado e mexa bem por 2 minutos para absorver os sabores do refogado.
  4. Acrescente o caldo de frango e as cebolas assadas. Junte o colorau e regue o molho que se formou no papilote de frango. Misture bem. Tampe parcialmente a panela, diminua o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.
  5. Assim que o líquido começar a atingir o mesmo nível do arroz, adicione as vagens, os tomates picados e as azeitonas. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos com a tampa entreaberta.
  6. Junte as ervas picadas, as azeitonas e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos de arroz terminem de cozinhar no próprio vapor — diferente do arroz normal, em que a água seca ao cozinhar os grãos, esta receita fica com um pouco do caldo. Sirva a seguir com as folhas de salsinha e hortelã.