Sobrou pro chef: Camarão, farofa de vagem, purê de abóbora e quiabo do Leo Young

Sobrou pro chef: Camarão, farofa de vagem, purê de abóbora e quiabo do Leo Young
Compartilhe

Por Rita Lobo - 06 de setembro de 2022


Leo Young, do restaurante Tatá Sushi, mostra por que resolveu transformar seu hobby gastronômico em profissão. Tem talento de sobra! Apaixonado pela culinária asiática, ele faz em seu restaurante uma mistura do moderno e do tradicional em pratos da cozinha japonesa.

E no desafio sobrou pro chef ele usou uma porção de abóbora em cubos - sobras planejadas preparadas por mim - para compor um prato incrível!
A partir de sobras planejadas, o chef Leo Young preparou um prato incrível

Leo arrasou ao apresentar uma receita diferente, com ingredientes pouco usados. É aquele tipo de preparo que encoraja a ir pra cozinha e variar a alimentação. É inspirador.

Camarão grelhado com purê de abóbora, farofa de vagem e quiabo tostado

Por Leonardo Young

Rende 2 porções

PARA O PURÊ DE ABÓBORA

1 xícara (chá) de abóbora japonesa assada (200 g)

1 colher (sopa) de gengibre ralado (pedaço de cerca de 5 cm)

½ cebola

¼ de xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado fino

½ colher (chá) de páprica picante

2 colheres (chá) de azeite

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

  1. Descasque e pique fino a cebola.
  2. Leve uma panela pequena ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite, e refogue a cebola com o gengibre e uma pitada de sal por 2 minutos, até a cebola murchar e o gengibre perfumar. Acrescente a abóbora assada e tempere com sal e pimenta a gosto.
  3. Desligue o fogo e, com o mixer, bata os ingredientes na própria panela até formar um purê liso.
  4. Adicione o leite e a páprica. Volte a panela ao fogo médio e mexa bem para incorporar os ingredientes. Se necessário, com o mixer, bata novamente o purê até que fique bem liso e cremoso. Junte a manteiga, o queijo parmesão e misture bem para incorporar. Prove e ajuste o sal.

PARA A FAROFA DE VAGEM

100 g de vagem holandesa (cerca de 15 unidades)

1 dente de alho

¼ de xícara (chá) de farinha de rosca (cerca de 30 g)

½ colher (sopa) de manteiga

1½ colher (chá) de azeite

sal a gosto

  1. Lave, seque e retire as pontinhas das vagens. Corte, na diagonal, cada vagem na metade. Descasque e pique fino o dente de alho.
  2. Leve uma frigideira com o azeite ao fogo médio. Quando aquecer, adicione o alho e mexa por 1 minuto até perfumar.
  3. Junte a vagem e refogue por cerca de 2 minutos, até dourar levemente e os pedaços começarem a ficar macios – não cozinhe demais, a ideia é que fiquem crocantes. Tempere com sal a gosto.
  4. Acrescente a manteiga e a farinha de rosca aos poucos, mexendo com a espátula para incorporar. Deixe cozinhar por mais 2 minutos, mexendo até a farofa ficar crocante e dourada.

PARA O QUIABO TOSTADO E O CAMARÃO

250 g de camarão grande (8 unidades)

100 g de quiabo (cerca de 10 unidades)

2 dentes de alho

2 ramos de salsinha

1 colher (chá) de caldo de limão-siciliano

3 colheres (sopa) de vinho branco

azeite a gosto

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

brotos de rúcula a gosto para servir

  1. Descasque e pique fino um dente de alho.
  2. Limpe os camarões e retire a cabeça, a casca e as tripas — deixe o último segmento da casca com o rabinho para a apresentação ficar mais bonita. Transfira os camarões para uma tigela, tempere com o alho, o vinho branco, 1 colher (chá) de azeite, sal e pimenta a gosto. Misture bem para envolver toda a superfície dos camarões, cubra e deixe marinar por 30 minutos na geladeira. Enquanto isso, prepare os quiabos.
  3. Lave e seque bem os quiabos com um pano de prato limpo — esse é um dos truques para o quiabo não soltar seiva. Corte cada um ao meio no sentido do comprimento. Com a lateral da faca, amasse o outro dente de alho — nem precisa cortar, ele vai inteiro para perfumar e dar sabor à receita do quiabo. Lave, seque e pique fino as folhas de salsinha.
  4. Leve uma frigideira antiaderente grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, acrescente o dente de alho e doure os quiabos — eles precisam estar em contato com o fundo da frigideira para ficar tostadinhos. Tempere com sal e pimenta e deixe dourar por cerca de 3 minutos de cada lado. Reserve.
  5. Após os 30 minutos de marinada, sobre uma tigela, passe os camarões por uma peneira e reserve o líquido – ele vai ser usado no cozimento.
  6. Volte a frigideira ao fogo médio — passe um papel para retirar os resíduos de quiabo. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, coloque os camarões e deixe dourar por 2 minutos de cada lado. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  7. Assim que os camarões estiverem dourados, junte o líquido da marinada e o caldo de limão. Deixe cozinhar por 1 minuto para formar um molhinho. Desligue o fogo, junte a salsinha e misture delicadamente. Sirva a seguir com o purê de abóbora, a farofa de vagem, os quiabos tostados e os brotos de rúcula.