Sobrou pro chef: torta-crumble de iogurte com pêssego e amora Amanda Lopes

Sobrou pro chef: torta-crumble de iogurte com pêssego e amora Amanda Lopes
Compartilhe

Por Rita Lobo - 13 de setembro de 2022


O iogurte cremoso preparado por mim ganhou um novo destino nas mãos da chef confeiteira Amanda Lopes.

Amanda tem mais de vinte anos de história com a confeitaria. É chef e criadora da Douce Caprice Patisserie, em Jundiaí, no interior de São Paulo, e deu cara de festa para as sobras planejadas do iogurte.Amanda Lopes preparou uma deliciosa torta a partir das sobras planejadas de iogurte

Amanda preparou uma torta crumble de iogurte com pêssego e amora. E quer saber? A torta ficou simplesmente divina!

Torta-crumble de iogurte com pêssego e amora

Por Amanda Lopes

Rende 8 porções

PARA A MASSA

350 g de farinha de trigo (cerca de 2½ xícaras)

150 g de manteiga em temperatura ambiente, porém firme

1 ovo

150 g de açúcar (cerca de ¾ de xícara)

farinha de trigo para polvilhar

  1. Numa tigela, quebre o ovo, adicione o açúcar e misture bem com um batedor de arame.
  2. Corte a manteiga em cubos e transfira para outra tigela grande. Junte a farinha e amasse com a ponta dos dedos até obter a textura de areia. Acrescente a mistura de ovo com açúcar e mexa com uma espátula de silicone para incorporar — neste ponto, a massa ainda estará bem granulosa.
  3. Coloque uma porção da massa sobre a bancada e, com a palma da mão, amasse até que ela fique lisa — trabalhar em etapas evita o desenvolvimento de glúten. Repita o processo com o restante da massa, depois junte as porções e amasse apenas para formar uma bola. Achate para modelar um disco, embale com filme e leve à geladeira para firmar por 30 minutos.
  4. Separe uma fôrma redonda, canelada, com fundo removível, que tenha 22 cm de diâmetro de base e 24 cm de diâmetro de abertura.
  5. Polvilhe a bancada com farinha e, com um rolo, abra a massa formando um disco com cerca de 3 mm de espessura. Polvilhe farinha também sob e sobre a massa enquanto abre para que ela não grude na bancada.
  6. Transfira o disco de massa para a fôrma e pressione delicadamente com os dedos para forrar o fundo e a lateral. Passe o lado cego de uma faquinha na borda da fôrma para tirar o excesso de massa — você pode reservar as aparas na geladeira ou no congelador para fazer biscoitinhos.
  7. Com um garfo, fure todo o fundo da torta e leve à geladeira para firmar novamente por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o crumble.
  8. Após o tempo de descanso, retire a fôrma da geladeira e leve direto ao forno preaquecido a 180 ºC (temperatura média) para pré-assar por 15 minutos — a massa deve ficar bem sequinha, com a lateral levemente dourada.
  9. Retire a massa do forno e deixe amornar antes de colocar o recheio.

PARA O CRUMBLE

100 g de farinha de amêndoas (cerca de 1 xícara)

100 g de açúcar (cerca de ½ xícara)

100 g de farinha de trigo (cerca de ¾ de xícara)

100 g de manteiga em cubos

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  2. Numa tigela, misture os ingredientes secos. Junte a manteiga e amasse bem com a ponta dos dedos e esfregando na palma das mãos para obter uma farofa.
  3. Espalhe numa assadeira grande e leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula, até dourar.
  4. Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de usar.

PARA OS PÊSSEGOS

4 pêssegos

100 g de açúcar (½ xícara)

30 g de manteiga (2 colheres [sopa])

1 colher (sopa) de água

  1. Lave e seque os pêssegos. Corte cada um ao meio, descarte o caroço e corte as metades em quatro gomos.
  2. Leve uma frigideira grande ao fogo médio e coloque o açúcar para derreter em 3 etapas, mexendo com uma espátula de silicone até formar um caramelo dourado. Adicione a manteiga e misture bem.
  3. Abaixe o fogo, adicione os pêssegos e mexa com a espátula para envolver os gomos com o caramelo. Regue com a água, misture e tampe. Deixe os pêssegos cozinhar por cerca de 5 minutos, até que amoleçam levemente. Cuidado para não cozinhar demais; o tempo pode variar de acordo com a maturação da fruta. Desligue o fogo e reserve.

PARA O RECHEIO DE IOGURTE E A FINALIZAÇÃO

2 ovos

200 g de iogurte cremoso (cerca de ¾ de xícara)

150 g de açúcar (cerca de ¾ de xícara)

1 xícara (chá) de amoras frescas (125 g)

açúcar de confeiteiro a gosto para polvilhar

  1. Mantenha o forno preaquecido a 180 ºC (temperatura média).
  2. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para uma tigela grande. Junte o iogurte, o açúcar e misture bem com um batedor de arame.
  3. Distribua os pêssegos (sem a calda de caramelo) no fundo da torta, reservando 6 gomos para a decoração. Coloque ⅔ da amora entre os gomos de pêssego, cubra com o recheio de iogurte e volte a fôrma ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até que o recheio infle levemente e se firme.
  4. Retire a torta do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar.
  5. Na hora de servir, cubra a torta com o crumble, polvilhe açúcar de confeiteiro a gosto e decore com os gomos de pêssego reservados e o restante das amoras. Sirva a seguir.

    DICAS DE PLANEJAMENTO

    O crumble pode ser assado e armazenado por até 1 semana num pote com fechamento hermético.

    A massa da torta pode ser preparada e mantida na geladeira por até 3 dias antes de ser aberta para assar. Nesse caso, retire a massa da geladeira 10 minutos antes de abrir — ela fica bem dura.

    A base da massa pode ser assada no dia anterior e mantida embalada em temperatura ambiente.