Tudo sobre o projeto "O Que Tem na Geladeira?"

Tudo sobre o projeto "O Que Tem na Geladeira?"
Compartilhe

Por Rita Lobo - 01 de setembro de 2016


Vou contar neste post tudo sobre esse projeto, uma produção exclusiva do Panelinha, que vai ajudar a deixar sua alimentação saudável de verdade, na prática.

No curso Comida de Verdade, apresentado por mim e pelo prof. Carlos Monteiro (coordenador do Guia Alimentar para a População Brasileira), nós destrinchamos todos os conceitos nutricionais que você precisa saber para manter um alimentação saudável. Agora é hora de colocar a mão na massa.

Veja aqui onde comprar o livro 'O Que Tem na Geladeira?'.


Veja todos os episódios da série 'O Que Tem na Geladeira?' aqui:


Não deixe de ver as 10 aulas do curso gratuito Comida de Verdade, apresentado por mim e pelo prof. Carlos Monteiro, coordenador do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde

Comida caseira
A base de uma alimentação saudável é a comida de verdade, feita em casa, com ingredientes que vêm da natureza – sejam eles de origem animal ou vegetal. A teoria não é complicada. Diria até que é fácil de entender. Já colocar esses conceitos em prática, pode ser mais difícil.

O maior desafio é transformar os alimentos comprados na feira – legumes, raízes e hortaliças – em refeições variadas e saborosas todo santo dia. É isso que O que tem na geladeira? ensina você a fazer. Mais do que receitas, você vai aprender a criar refeições com as alimentos do dia a dia. E não pense que vou dizer que basta usar a criatividade... Não é nada disso.

Em O que tem na geladeira?, eu ensino a minha fórmula de criar receitas. Ela é baseada em três variáveis: cortes, método de cozimento e combinações de sabor. Cruze esses três aspectos em cada alimento e as possibilidades são infinitas. Neste projeto, a gente esquematizou tudo isso, e ainda ilustra com (muitas!) receitas.

O que tem na geladeira?, a série
Já vou contar do livro, que vai ser lançado na Bienal de São Paulo, em setembro. Mas, primeiro, a série, que está no ar. Cada episódio é dedicado a um alimento. Na primeira temporada, são seis: abobrinha, batata, milho, salsão, chuchu e tomate. Eles entram no ar às terças e quintas, ao meio-dia, no canal Panelinha no YouTube.

Em cada episódio, eu mostro para você, através de receitas, os melhores cortes, métodos de cozimento e combinações de sabores para cada um desses alimentos.

Abobrinha, por exemplo
Pode ser cortada com um descascador de legumes em fatias finíssimas e vira salada rápida temperada com limão, azeite e ervas frescas, como salsinha, hortelã ou manjericão. Cortada em meias-luas, fica ótima para grelhar e, temperada com alho, vira acompanhamento jogo-rápido. Se quiser assar, é melhor cortar em rodelas e temperar com alecrim ou sálvia fresca. Mas ela também vira prato principal, recheada e assada com carne. Cortada em pedaços grandes e, cozida no molho de tomate, fica ótima acompanhada de cuscuz marroquino – uma refeição rápida, leve e saborosa. Quanta coisa, né?

Se você olha para a abobrinha e enxerga as possibilidades de corte, métodos de cozimento e combinações de sabor, criar receitas fica fácil. E são exatamente esses conhecimentos que eu esquematizei para você!

Ainda sobre a abobrinha
Quando você descobre que com ricota, hortelã e nozes fica uma delícia, consegue transportar a mesma combinação de sabores para várias preparações. Quer ver? 1) Tempere a ricota com hortelã e nozes, recheie a abobrinha em metades e leve ao forno. 2) Corte e grelhe a abobrinha em meias-luas e misture com ricota no macarrão, que ainda pode ser temperado com um pesto feito com nozes e hortelã. 3) Ah, sim, também dá para preparar um risoto com a mesma combinação de sabores.

Quando você sabe que abobrinha pode ser assada, grelhada, frita, salteada, e que pode ser cortada em fatias, tiras, cubos e etc., e que combina com esse e aquele ingrediente, nunca mais vai olhar para ela na geladeira do mesmo jeito! É por isso que, mais do que receitas, você vai aprender a criar refeições.

Veja aqui o episódio da abobrinha, que marca a estreia da série 'O Que Tem na Geladeira?'

" width="560" height="314" allowfullscreen="allowfullscreen">

Aliás, se você ainda não se inscreveu no canal Panelinha no YouTube, vai lá e faz isso agora. Toda vez que um episódio novo entrar no ar, você será avisado.

O que tem na geladeira?, o livro
São mais de 200 receitas em 30 capítulos, cada um dedicado a um alimento. De abóbora a tomate, passando por batata-doce, berinjela, beterraba, brócolis – no livro os 30 alimentos aparecem em ordem alfabética, para ficar bem fácil de olhar o que você tem na geladeira e encontrar sugestões de receitas!

Tem opções de entradas, pratos principais, muitos acompanhamentos e até alguns doces, como o de abóbora (que amo!), o bolo de pamonha, o de mandioca... E, claro, métodos de cozimento e cortes indicados para cada um dos alimentos.

Para compor cardápios bem variados, em cada capítulo incluí também uma receita extra – de peixe, frango ou carne. Tem pescada frita, coxa de frango assado, peito grelhado, lombo de porco, bisteca... Porque essa variação é fundamental para uma alimentação saudável de verdade. Nunca mais faltar ideia na hora de planejar as refeições do dia a dia.

Veja aqui onde comprar o livro 'O Que Tem na Geladeira?'.

Olha, eu estou na maior alegria com esse projeto. A minha missão sempre foi e continua sendo, levar você para a beira do fogão. Cozinhar é libertador, é gostoso e faz bem para a sua saúde. Tanto é que o projeto tem apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia e do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP, nossos parceiros nos projetos do Panelinha.

Foto: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr."