Farofa, pirão, paçoca, capitão!

Farofa, pirão, paçoca, capitão!
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 25 de outubro de 2016


Em muitas casas brasileiras, a farinha de mandioca chega torrada à mesa para acompanhar tudo quanto é tipo de preparo. Vai com feijão, carnes, peixes, legumes, açaí… Com arroz e feijão, forma o capitão, um bolinho que era usado para se comer com as mãos antigamente.

Mas ela entra também em várias receitas. Reunimos algumas aqui, atendendo ao pedido da leitora Juliana Santana, que inspirou os posts desta semana.

Farofa de biju com bacon e raspas de limão: nesta versão da receita tradicional, a farinha flocada ganha o toque especial das raspas de limão. Acompanha muito bem as carnes, inclusive no churrasco.

Cozido de carne com legumes e pirão: pirão é bastante comum pelo Brasil afora. Aqui, ele é combinado com um cozido de carne, linguiça e vários legumes. E ainda dá pra fazer com o que você tiver na geladeira.

Paçoca de carne com vinagrete de banana: tem um pouquinho de carne assada na geladeira? Transforme em paçoca. A receita aqui é para um, mas você adapta de acordo com as fatias que encontrar por aí.

Farofa doce de castanha-de-caju com raspas de laranja: o negócio aqui é acompanhar sorvetes, musses e vários outros tipos de doce. Dá aquele crocante especial.

Paçoca de colher: outro curinga para melhorar qualquer doce ou fruta que encontrar pela frente.

E amanhã a gente responde à segunda parte da dúvida da Juliana. Ela quer saber se a farinha de trigo é um vilão da alimentação saudável.

Foto: Editora Panelinha