Vamos pegar leve? Comece com sopa fria

Vamos pegar leve? Comece com sopa fria
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 02 de janeiro de 2017


Fazer dieta é um clássico entre os projetos para o Ano Novo. Na primeira semana do ano está cheio de gente cortando glúten, tirando os carboidratos do cardápio ou comendo só proteína. Mas, a menos que você tenha alguma restrição alimentar por orientação médica, dieta não é sinônimo de alimentação saudável.

Dieta é restrição, alimentação saudável é variação. É comer comida de verdade, preparada com ingredientes frescos, sem excesso de sal e de açúcar e sem alimentos ultraprocessados. É uma mudança de hábitos para valer, que tem impacto direto na saúde. Pesquisas mostram que o consumo de fast-food e de outros ultraprocessados está relacionado com o crescimento nos índices de obesidade, diabetes, hipertensão, doenças do coração e até certos tipos de câncer.

Em vez de se jogar numa dieta maluca que transforma a comida num inimigo ("não pode isso, não pode aquilo"), pense na comida de verdade como fonte de prazer. Chame a família e os amigos para ajudar a preparar e para compartilhar as refeições. É o caminho certo para que cozinhar e comer sejam também uma diversão.

E, por que não, aproveite o calorzão de janeiro para pegar mais leve com receitas frescas e reencontrar o equilíbrio depois das duas semanas da comida especial e farta das festas de fim de ano.

Para começar a semana: quatro sugestões de sopas frias para refrescar e resolver o jantar ao mesmo tempo.

Sopa fria de pimentão amarelo com iogurte: com um toque de cominho que faz toda a diferença.

Sopa de salsão: inspirada na clássica vichyssoise, que sempre faz sucesso.

Sopa fria de ervilha fresca: com ervilhas congeladas, que são um bom atalho na cozinha.

Amanhã tem post sobre macarrão frio aqui no blog!

Fotos: Editora Panelinha