Amendoim petixco

Amendoim petixco
Compartilhe

Por Pitadas - 25 de fevereiro de 2014


Entre as possíveis definições, o amendoim é, certamente, o petisco por excelência. No boteco, na festinha, no bar da moda, no restaurante tradicional: tem amendoim. Generoso na forma, aparece com casca, sem casca, mais torrado ou menos torrado, com tempero, tipo japonês. Aqui no Pitadas a gente aposta que ele também vai dar pinta no Carnaval. Mas de cara nova!

Na nossa versão, cominho e páprica entram em cena para temperar o adorado petisquinho, como você confere na receita abaixo, fácil de fazer. O truque é usar um pouquinho de óleo, que vai funcionar como um adesivo para os temperos. Depois, é só assar. Vai ficar perfeito com a Caipirinha de seriguela.

Amendoim petixco [sotaque carioca!]
Serve 4 pessoas
Tempo de preparo: 5 minutos + 15 minutos para assar

Ingredientes
2 xícaras (chá) de amendoim torrado e sem pele
¼ de colher (chá) de cominho em pó
¼ de colher (chá) de páprica defumada
¼ de colher (chá) de páprica picante
½ colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de óleo de canola

Modo de preparo
1. Preaqueça o forno a 160 °C (temperatura baixa).

2. Numa tigela grande, coloque o óleo. Junte o amendoim e, com uma colher, misture (desta forma o óleo envolve o amendoim por igual e o tempero adere mais facilmente). Salpique o cominho em pó, a páprica defumada e a páprica picante. Mexa para temperar.

3. Distribua o amendoim temperado em uma assadeira antiaderente e leve ao forno por 10 minutos. Retire a assadeira, e, com movimentos de vaivém, mexa os amendoins para que assem por igual. Volte ao forno por mais 5 minutos.

4. Retire a assadeira do forno e deixe o amendoim esfriar antes de passar para potinhos e servir.

Foto: Ricardo Toscani

Veja também: nossa receita de Caju Amigo

Veja também: petisco de castanha-de-caju condimentada