Massa fresca: seque para cozinhar depois

Massa fresca: seque para cozinhar depois
Compartilhe

Por Pitadas - 18 de fevereiro de 2016


Hora de cozinhar – ou não – o seu macarrão caseiro. Como assim? A gente explica. A massa fresca é realmente mais saborosa quando cozida na hora. Mas como prepará-la dá um certo trabalho, nada mais esperto do que fazer a mais, ou reservar uma parte para guardar para uma próxima leva de macarrão caseiro. Seca e bem acondicionada, ela fica nota dez por até 3 dias na geladeira. Compensa, vai!

Existe um utensílio específico para secar macarrão; um varal próprio (foto abaixo). Mas se você tem acompanhado os posts do especial (veja os links no final do texto), já sabe: não precisa comprar nada nessa fase de introdução ao tema. Agora, é verdade que, para secar, a massa precisa ficar em contato com o ar e, para isso, nada melhor do que um varal, que você pode improvisar usando duas garrafas de vinho e um barbante esticado, preso no bico de cada uma, como mostra a foto.



Então vai ser assim: depois de preparar, abrir e cortar a massa, você vai pendurar fio a fio no varal por coisa de duas horas. A massa vai tomar o formato que você quiser, ou seja, ela seca/endurece, do jeito que for deixada. Se você preferir fazer ninhos, pode deixá-los secando na bancada, sobre um pano de prato seco e limpo. É importante polvilhar trigo nos fios para que eles não grudem um no outro, nem criem bolor.

Ou seja, não pode esquecer a massa lá, não. Depois de seca, ela vai direto pra geladeira. Para conservar, coloque o macarrão já seco numa assadeira coberta com filme e deixe na geladeira até a hora de cozinhar, por até 3 dias. Planejamento e economia doméstica é tudo!

Veja os posts do especial ‘Massa fresca caseira’:
As vantagens de preparar um macarrão caseiro
Prepare e abra a massa: a receita da massa caseira
Corte em diferentes formatos

Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani