Molho branco

Molho branco
Compartilhe

Por Pitadas - 09 de abril de 2015


Quinta­-feira é um dia perfeito para um jantar romântico em casa, ainda mais agora que as noites estão fresquinhas. A gente sabe que nessas horas queremos uma receita que seja prática - ­ para dar tempo de caprichar no visual ­-, mas igualmente inesquecível. E ó, já cansamos de falar: o fato da preparação ser simples não significa que a receita não seja incrível.

Pensando nisso, o molho do dia deste especial do blog Pitadas é o branco. Hoje, a ideia é que ele seja a estrela, servido com uma bela massa ou até mesmo com panqueca de ricota e espinafre. Mas o molho branco pode muito bem ser o coadjuvante numa lasanha, ou ingrediente na preparação de receitas como b​atatas gratinadas, couve­-flor ao forno e peixes assados.

A técnica base para fazer molho branco é o roux, uma­ misturinha de farinha com manteiga, que serve para engrossar as preparações. É a proporção de roux numa receita que faz o molho ficar mais ou menos ralo.

O molho branco básico do Panelinha leva nada mais que roux, leite, sal e uma especiaria indispensável, noz moscada. O legal é, depois de aprender o básico, incrementar com cebola dourada na manteiga, com uma folha de louro... Criatividade é tudo na cozinha!

Veja a receita do molho branco

Pitada extra: depois de pronto, acrescente queijo parmesão ao molho branco para uma versão mais leve do macarrão alfredo. Humm! Isso tem cara de #ReceitaPanelinha do dia! ;)

Veja mais sobre o especial molhos:
Molho de tomate
Molho pesto
Molho frio