Pode fazer fondue de queijo sem ter a panela de fondue

Pode fazer fondue de queijo sem ter a panela de fondue
Compartilhe

Por Pitadas - 07 de junho de 2016


Não precisa ter aparelho para fondue para fazer fondue de queijo. A panela com réchaud, própria para a fondue, serve para manter o preparo aquecido, assim a fondue mantem a textura durante todo o jantar, mesmo que a conversa renda bastante e a refeição seja deliciosamente longa.

Leia: Como preparar fondue sem erros
Leia: Aprenda a escolher queijo para a fondue
Leia: O vinho que mais combina com fondue de queijo


Se você tem a tal panela de fondue, comemore: é temporada de tirar a dita cuja do fundo. Mas se você não comprou, não herdou e nem ganhou uma dessas, não precisa comprar.

A panela ideal para preparar e servir a fondue deve ser de material que retém bastante o calor, caso do inox, da cerâmica, do ferro e do cobre (este, desde que seja revestido de inox, como na foto). E deve ter o tamanho da receita (se a panela for muito grande, esfria mais rápido). Se preparar a versão para dois, use uma panela pequena. Se preparar a receita para seis, vá na média.

Se suas panelas são de alumínio, pode ser que valha o investimento de comprar uma de inox. Ela dura a vida inteira e você vai usar muito.

Assista: Rita ensina como escolher panela no canal Panelinha no YouTube

Na hora de servir
A fondue deve ir do fogão direto para a mesa. Lá, pode ser apoiada num descanso elegante. Conversaram demais e o queijo esfriou? Volte a panela para o fogo baixo e aqueça até que a textura fique cremosa de novo.


Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani